23 de Fevereiro, 2025

Written by on 23 de Fevereiro, 2025

23 de Fevereiro, 2025

FUTEBOL DISTRITAL COM AS EQUIPAS DA REGIÃO, NO CAMPEONATO DE PORTUGAL E DISTRITAIS.

———————————-

No campeonato de Portugal, das três equipas do distrito, duas ganharam e uma perdeu e essa foi no dérbi entre Atlético dos Arcos e Vianense, em que o resultado foi de 2-1. Já o Limianos conseguiu uma vitoria importante em casa frente ao Joane por 2-0. O mais aflitos dos três, é o Atlético dos Arcos, que nos ultimos jogos tem vindo a conseguir amealhar alguns pontos e as expectativas de que possa sair dos lugares de despromoção são grandes, até porque neste momento, está a 6 pontos de o conseguir. Para os Arcoenses, são agora seis finais, em que joga quatro vezes fora e duas em casa. Assim vaia Pevidem, recebe o Tirsense, vai ao Brito e Duminense, recebe o Limianos e termina em Paredes.

O Vianense, com esta derrota, não fica de fora de lutar pela segunda posição, embora se tenha distanciado um pouco. O Vianense é agora quinto classificado a 3 pontos do segundo e a 10 do primeiro e tem tudo em aberto para chegar á segunda posição, muito embora a luta de momento seja a quatro.

O Limianos com esta vitoria é sétimo classificado a 4 pontos acima da linha de despromoção, no entanto as expectativas são boas, já que há muita confiança na equipa, está a jogar bom futebol e a motivação parece continuar a crescer.

———————

Na jornada 21 do campeonato da primeira divisão da A F de Viana, foram três as equipas que lograram vencer fora, mas os da casa, apenas dois o conseguiram, numa jornada em que se marcaram 23 golos e para tal muito contribuiu o Piães que á sua conta, marcou seis. No topo da classificação tudo continua na mesma, com o Monção a dominar e a encomendar as faixas e talvez a luta neste momento seja pela terceira posição, porque o Correlhã leva uma vantagem confortável e está forte neste campeonato. Na luta pela permanência estão neste momento quatro equipas, o ADECAS, Ancora, Vila Fria e Deocriste e nesta jornada apenas o Ancora não pontuou. Não se sabe o que vai acontecer no tocante ao campeonato de Portugal e espera-se que ninguém venha a ser despromovido, porque se assim se vier a verificar, serão três as equipas que descem, tendo em conta que neste momento é o Atlético dos Arcos, que está na linha de despromoção. Destaca-se a recuperação que tem vindo a ser feita pelo Melgacense, que começou mal, mas que aos poucos foi amealhando pontos e neste momento já se encontra numa confortável décima primeira posição e a 11 pontos acima da linha de agua. O dérbi desta jornada aconteceu em Valença onde a equipa local recebia o líder do campeonato, chegou a haver uma igualdade a um golo, mas o Monção acabaria por levar os três pontos e assim manter a distancia para a concorrência se é que neste momento ela existe. A surpresa, terá sido o empate consentido em casa pelo Cerveira, frente ao ultimo classificado, já que o favoritismo era para a equipa da casa.

Em Vitorino de Piães a equipa local recebeu o Arcozelo, equipa que tem vindo a fazer um bom campeonato e tudo apontava para que viesse a ser uma partida, pautada pelo equilíbrio. No entanto parece que tal não veio a acontecer, já que o resultado volumoso de 6-0, parece que tudo foi facilidades para os da casa. Com esta derrota o Arcozelo cai para a nona posição e vê-se igualado precisamente com o Piães, que salta uma posição na tabela.

O Lanheses recebia a equipa sensação do campeonato, o Correlhã, que tem a segunda melhor defesa e o segundo melhor ataque, mas o Lanheses é uma das equipas que não começou bem o campeonato, mas aos poucos tem vindo a subir de rendimento e está 5 pontos acima da linha de despromoção. Não foi nada fácil para o Correlhã conseguir os 3 pontos e só o conseguiu pela margem mínima, ambas as equipas mantém as mesmas posições na classificação, no caso do Correlhã, está longe de poder chegar ao topo da tabela, mas por outro lado, está longe de poder vir a ser alcançado.

O Melgacense, voltou a amealhar pontos, desta vez em casa e frente a um adversário difícil como é o Cardielense. Jogo pautado pelo equilíbrio em que os pontos foram divididos. No caso do Cardielense, mantém a terceira posição, mas agora na companhia do Castelense, já o Melgacense, é décimo primeiro e está agora a 3 pontos de alcançar o Ponte da Barca, que é décimo.

No Castelo de Neiva a equipa da casa que sempre se mostra muito forte e bem organizada, recebeu o Ponte da Barca, jogo que se antevia de grande equilíbrio e parece que tal se veio a confirmar, até mesmo pelo resultado. Para o Castelense foram três preciosos pontos conseguidos, que beneficiando do empate do Cadielense, iguala este na terceira posição. Quanto ao Ponte da Barca, mantém a décima posição, mas vê fugir o Piães que agora tem mais três pontos.

O Cerveira recebia o lanterna vermelha do campeonato o ADECAS, numa primeira vista de olhos sobre a partida, tudo apontava para a vitoria dos donos da casa e até foram eles os primeiros a marcar, mas o empate acabou por acontecer e assim repartiram-se os pontos, o Cerveira mantém-se na sexta posição, enquanto que o ADECAS somou mais um ponto precioso e está agora a 8 pontos de saltar da linha de agua.

O Dérbi do Vale do Minho, jogou-se em Valença, as expectativas estavam centradas na possibilidade do líder poder aqui perder pontos, mas até esteve na eminencia de tal, pois as equipas estiveram empatadas a uma bola, mas que tem o melhor ataque e o melhor marcador do campeonato, de um momento para o outro, as coisas podem-se destabilizar e parece ter sido isso o que aconteceu. Com esta derrota o Valenciano vê  fugir o Castelense que fica a 3 pontos de distancia e vê aproximar o Cerveira, que está a 2 pontos.

Em Deocriste encontravam-se dois dos aflitos deste campeonato, ninguém podia perder pontos e parece que terá sido uma partida equilibrada e por tal foram divididos os pontos, mas em nada altera as posições de ambos na tabela, só de distanciaram um pouco do Ancora, que dos aflitos, foi o único que ficou em branco.

O Ancora a precisar de pontos, como de pão para a boca, recebeu o oitavo classificado, o Courense, era esta uma partida de grau de dificuldade acrescida, dado o campeonato que o Courense tem vindo a fazer, no entanto até foi o Ancora que primeiro se adiantou no marcador.Mas o Courense respondeu quase de imediato e empatou a partida. Não conformado com o resultado o Ancora voltou a adiantar-se no marcador, mas de novo o Courense a responder e a igualar de novo a partida. No segundo tempo, o Ancora ficou em branco, enquanto que o Courense acabou por conseguir marcar mais dois e assim garantiu os três pontos e sé uma posição na tabela, ultrapassa o Arcozelo que perdeu e é agora sétimo. O Ancora, mantém a penúltima posição, mas vê fugir a concorrência, que somaram mais um ponto. 

O campeonato para no domingo de Carnaval e regressa no dia 9 de Março.

——————————–

Na segunda divisão, jogou-se a jornada 22, com alguns jogos que poderiam decidir posições e com certa expectativa, como o Fachense que recebia o Torreenses, jogo em que ninguém podia perder pontos, para não perder posições e por outro lado, para não ficar de fora da corrida. No entanto os da frente, venceram os respectivos encontros e nada se alterou, embora possa ter sido diminuída a lista de concorrentes as duas primeiras posições. Nesta jornada marcaram-se 47 golos, o que parece ter sido recorde neste campeonato. Para tal muito terá contribuído a vitoria muito  volumosa do Vianense b, frente á fragil equipa do Ilustre Caminha. O Campos ao consentir um empate caseiro com o Raianos, pode ter ficado de fora da corrida, já o outro candidato, o Távora, parece não ter tido dificuldades ao golear em Chafé. Já o Perre, conseguiu fazer a cambalhota no marcador, depois de de ter estado a perder por 1-0, acabou por vencer por 1-3.

O Valenciano b recebeu no sábado o Lanhelas e vieram-se a conformar as previsões, que apontavam o favoritismo para o Lanhelas, no entanto há que dar mérito aos Valencianos, já que sofreram 6, mas marcaram 2. Para o Lanhelas esta vitoria folgada, poderá ter sido um incentivo para a próxima jornada, onde há  dérbi já que Ilidio Couto, o Lanhelas recebe o líder Caminha e uma derrota pode afastar a equipa da luta pelas duas primeiras posições.

Em Chafé, parece que o Távora foi passeara sua classe, pois não é fácil jogar-se em Chafé, onde a equipa da casa se mostra sempre forte e bem organizada, mas este Távora, com bons jogadores e com um técnico que sabe o que quer, consegue um resultado que não deixa duvidas em relação á melhor equipa em campo. No entanto refira-se que por tudo aquilo que tem demonstrado, este Távora é uma equipa de ouro campeonato e não é por acaso que ocupa a segunda posição entre três ou quatro equipas fortíssimas.

O Barroselas recebeu o Vila Franca, que é uma equipa bem estruturada a jogar bom futebol e muito organizada em todos os sectores. Conseguiu os três pontos, mas não foi nada fácil. Com esta vitoria o Barroselas e beneficiando da derrota do Chafé, sobe para a décima primeira posição.

O Líder Atletico de Caminha, recebeu o Anais 15º classificado, o favoritismo era todo ele para a equipa da casa, ate pelas posições que ambos ocupam na tabela. A vitoria pode não ter sido fácil, até porque todos querem ganhar ao Caminha que só tem uma derrota no campeonato, tem de longe a melhor defesa, só sofreu 12 golos e no ataque só tem menos 3 golos que o Távora, que é quem tem a melhor defesa e o melhor marcador de todos os campeonatos, que é o Campinhos. O Caminha tem agora uma deslocação complicada no domingo, vai a Lanhelas, naquele que vai ser o segundo dérbi em mais de 10 anos.

Na Facha a equipa da casa tinha um teste difícil para resolver, recebia o Torreenses em que esta derrota o pode ter afastado de lutar pelas duas primeiras posições. O Fachense foi o primeiro a marcar, mas o Torreenses empatou e colocou tudo em aberto, mas a jogar em casa o Fachense é sempre muito determinado e consegue chegar á vitoria, que embora pela margem mínima, mas garante  a terceira posição, á espera da escorregadela dos da frente.

O Campos, também pode ter ficado arredado de lutar pela subida, ao empatar em casa com o Raianos, fica agora a 8 pontos dos lugares de subida, embora faltem ainda 12 jornadas, mas as contas começam a ser feitas com calculadora.

O Anha, recebeu o Perre, décimo classificado e equipa que esta época se tem mostrado muito forte. Os donos da casa foram os primeiros a adiantarem-se no marcador. Mas o Perre consegue fazer a cambalhota no marcador e vence com um resultado de certa maneira folgado.

O Darquense, voltou a tropeçar, desta vez em casa e frente a um Paçô que se tem mostrado forte, ocupa a oitava posição. Mas não conseguiu os 3 pontos de animo leva, pois os donos da casa em muito contrariaram o adversário que só conseguiu vencer pela margem mínima.

Em Viana do Castelo a equipa b do Vianense, recebeu o ultimo classificado o Ilustre Caminha e aqui parece que este terá jogado com menos jogadores que o adversário, pois o resultado é mais que volumoso para uma partida de futebol, 15-0.  Mesmo tendo em conta a diferença que existe entre ambas as equipas, o resultado parece desajustado. O Ilustre Caminha tem o segundo pior ataque, sofreu 103 golos, pior só o Valenciano b que sofreu 113 e só marcou 15.

FUTEBOL DISTRITAL, 1ª DIVISÃO JORNADA–21
VITOR. PIÃES- 6   ARCOZELO—-0
LANHESES —  0    CORRELHÖ –1
MELGACENSE–1    CARDIELENSE–1
CASTELENSE–1     P DA BARCA—0
CERVEIRA——1    ADECAS—– –1
VALENCIANO- 1    MONÇÃO——2
DEOCRISTE — 2    VILA FRIA– —2
ANCORA —— 2    COURENSE—-4
————-CLASSIFICAÇÃO——–
1—MONÇÃO——–57
2—CORRELH×—47
3—CARDIELENSE–40
4—CASTELENSE—40
5—VALENCIANO–37
6—CERVEIRA——-35
7—COURENSE——34
8—ARCOZELO——31
9—VIT DE PIÃES–31
10–P DA BARCA—-28
11–MELGACENSE–25
12–LANHESES—–19
13–DEOCRISTE—-15
14–VILA FRIA—–14
15–ANCORA——–10
16–ADECAS——–6
——
————-SEGUNDA DIVISÃO JORNADA—22
VALENCIANO–b– 2 LANHELAS– -6
CHAFÉ ———- 0    TAVORA———4
BARROSELAS — 2   VILA FRANCA–1
CAMINHA —— 3    ANAIS———-0
FACHENSE—— 2    TORREENSES—1
CAMPOS ——- 2      RAIANOS— -2
ANHA ———–1     PERRE——- -3
DARQUENSE — 1    PAÇÔ—— –2
VIANENSE B —- 15   ILUSTRE CAMINHA—-0
—————–CLASSIFICAÇÃO————
1—CAMINHA———55
2—TAVORA———–53
3—FACHENSE——–51
4—VIANENSE b—– 50
5—LANHELAS——-48
6—CAMPOS———-45
7—TORREENSES—-41
8—PAÇÔ————–39
9—RAIANOS——–36
10–PERRE————-33
11–BARROSELAS—-27
12–CHAFÉ————25
13–ANHA————-22
14–VILA FRANCA—-15
15–ANAIS————-11
16–DARQUENSE——11
17–VALENCIANO b——7
18–ILUSTRE CAMINHA–3.
—-
CAMPEONATO DE  Portugal
ATLETICO ARCOS—2  VIANENSE—–1
LIMIANOS———-2   JOANE——-0