2 de Novembro, 2025
FUTEBOL DISTRITAL DE FIM DE SEMANA
FUTEBOL DISTRITAL 1ª DIVISÃO JORNADA–7
CERVEIRA —— 0 ATL ARCOS——0
CAMINHA——-2 LANHESES——-0
COURENSE —–0 VIT DE PIÃES—-1
MELGACENSE—0 CORRELH×—-1
CARDIELENSE- 4 ARCOZELO——-2
CASTELENSE—2 DEOCRISTE——0
ANCORA———1 FACHENSE——-0
VALENCIANO—3 PONTE DA BARCA–1
–
———-CLASSIFICAÇÃO—–
–
1—CAMINHA——-17
2—COURENSE——16
3—ATL ARCOS——15
4—VALENCIANO—13
5—CARDIELENSE–12
6—VIT PIÃES—–11
7—CERVEIRA——-11
8—CASTELENSE—10
9—P.DA BARCA——9
10–ANCORA———8
11–FACHENSE——-8
12–CORELH×—–6
11–LANHESES.——4
12–ARCOZELO——4
13–MELGACENSE—2
14–DEOCRISTE—–1
.
Na primeira divisão distrital, jogou-se a jornada 7, muito pouco produtiva em termos de golos marcados, já que apenas se marcaram 17 golos. Os destaques, vão para a vitoria do Piães em Coura que assim atira este para a segunda posição, em troca com o Caminha. Outro jogo grande, foi o Cerveira, que recebeu o Atlético dos Arcos e aqui os pontos foram repartidos, numa partida sem golos. Outra das partidas grandes da jornada, foi o Valenciano que recebeu e bateu o Ponte da Barca e assim atrasa ainda mais uma equipa que partiu como candidata a este campeonato. Também não podemos esquecer a vitoria do Ancora no Fachense, onde não é fácil pontuar, mas como temos vindo a fazer referencia, o Ancora tem vindo a subir de rendimento, domingo após domingo. Também o regresso as vitorias do Correlhã, é destaque e esta é a primeira vitoria do Joaquim Passos á frente do Correlhã.
CERVEIRA–0 ATLÉTICO DOS ARCOS–0
Em Cerveira o Atlético, não passou, numa partida sem golos, no entanto mantém a terceira posição, enquanto que o Cerveira, vê-se igualado pelo Piães. Era esta uma partida de destaque da jornada, entre duas das melhores equipas deste campeonato, os donos da casa vinham a subir de rendimento e este era um teste de fogo que deu em empate.
CAMINHA–2 LANHESES—0
A vitoria do Caminha em casa frente ao Lanheses, coloca a equipa na liderança do campeonato, depois do Courense ter sido surpreendido em casa pelo Piães. Foi uma partida que começou com a equipa da casa a ganhar, já que aos 4 minutos Diogo Correia, num remate de meia distancia, bate pela primeira vez o guarda redes João Tomas, numa jogada conduzida pela direita do ataque do Caminha,onde surge um remate colocado do dianteiro Caminhense, sem hipótese para o guarda redes do Lanheses que se atirou em voo, mas não chegou ao seu canto superior direito. Esta assim aberto o marcador e antevia-se que mais golos iriam surgir, até porque já antes o Caminha havia obrigado o guarda redes João Tomas a aplicar-se. No entanto os minutos foram passando e golos nem vê-los. A partida dava mais Caminha, que ainda conseguiu duas oportunidades ara aumentar a vantagem, mas a finalização não estava afinada. O Lanheses, não conseguiu abeirar-se da baliza do caminha, uma vez só com perigo. O intervalo chegou com a equipa da casa a vencer pela margem mínima, mas as expectativas estavam centradas na segunda parte, onde por norma o Caminha marca sempre. No segundo tempo o Lanheses com algumas alterações, deu mostras que não iria ser a equipa do primeiro tempo, já que desde logo se mostrou mais atrevida, no entanto aos 22 minutos o Caminha obtém uma grade oportunidade de aumentar a contagem, numa jogada estudada do ataque Caminhense, a bola é colocada em Kaue, que enquadrado com a baliza remata forte mas a bola sai a raspar a trave. O Lanheses mais interventivo, este muito perto de igualar a partida aos 26 minutos, numa jogada de insistência na área do Caminha, muita passividade da defesa da casa e Hélder a cabecear ao lado, quando parecia que iria surgir a igualdade. esta foi a melhor oportunidade do Lanheses em toda a partida. O Caminha dispôs de uma grande oportunidade de marcar aos 40 minutos e foi Hugo com um remate de primeira, mas que respondeu o guarda redes do Lanheses com uma enorme defesa. Não foi aos 40, mas sim aos 41 minutos que o Caminha sentenciou a partida, ao marcar o segundo, através de um livre a bola é colocada na área, surgem então uma serie de remates a bola vai ao poste e no ressalto David, entrado na segunda parte faz o segundo. Aos 46 minutos a equipa da casa poderia ter feito o terceiro, numa joga entre Rúben e Vítor, este entra na área e remata, para uma nova grande defesa do João Tomas. No Computo geral a vitoria assenta bem ao Caminha, mas viu-se e desejou-se para levar os três pontos. Para o treinador do Lanheses, referiu que sabiam ao que vinham, considerou que o Caminha foi melhor e realçou o pressing final da sua equipa que naquele período da partida, acreditaram que poderiam levar um ponto de Caminha. Para o treinador do Caminha, não contava com o Lanheses s jogar da forma que o fez, referiu que a sua equipa não esteve bem na finalização, embora dominasse a partida.
COURENSE—0 VITORINO DE PIÃES—-1
Esta derrota caseira, não estava nos planos do Courense, pois jogava em casa e depois porque liderava o campeonato, no entanto o Piães marca ainda na primeira parte e o Courense andou sempre atrás do resultado, mas que não conseguiu pelo menos empatar a partida. Com esta vitoria o Piães ultrapassa na tabela o Cerveira e é agora 6º classificado, enquanto que o Courense perde a liderança para o Caminha, que como lhe competia, venceu o seu jogo em casa. O Piães, vai na próxima jornada ter um teste de fogo, já que recebe o Caminha, líder do campeonato.
MELGACENSE–0 CORRELH×-1
O Melgacense que tem vindo a melhorar a equipa recebia o Correlhã, não era fácil para qualquer dos lados, no entanto foi a primeira vitoria da era Joaquim Passos no Correlhã, depois de se ter estreado a perder em casa. Com esta vitoria o Correlhã sobe á 12ª posição, ultrapassa o Lanheses e aproximou-se do Fachense. Já o Melgacense, mantém-se da penúltima posição, somando apenas 2 pontos.
CARDIELENSE—4 ARCOZELO—2
Partida com muito golos, no entanto as equipas foram para intervalo com o resultado de 2-1, o que demonstra que terá sido uma partida pautada por um certo equilíbrio. No entanto o segundo tempo, foi mais produtivo em golos para os donos da casa e assim, marcaram mais 2, sofreram 1 e conseguem uma vitoria confortável. O Cardielense mantém-se no quinto lugar, enquanto que o Arcozelo, que esta época parece estar mais enfraquecido é antepenúltimo somando 4 pontos.
CASTELENSE—2 DEOCRISTE–0
A jogar em casa, o Castelense mostra-se sempre muito forte, desta vez recebia o ultimo classificado, mas uma equipa que pratica bom futebol e com algumas individualidades que destabilizam. Por tal parece que não terá sido tarefa fácil para os donos da casa, até porque foram para intervalo a vencer pela margem mínima. O golo da tranquilidade só apareceu no segundo tempo. O Deocriste tem demonstrado que está a melhorar, no entanto faltará uma vitoria para levantar a moral da equipa, que até pratica um futebol agradável de seguir.
ANCORA—-1 FACHENSE—0
Esta partida é referente ao Ancora a jogar em casa, mas como este continua com obras no campo, continua a fazer os jogos que deveriam acontecer em casa, fora de portas. No entanto pode ser que lá para meados deste mês os trabalhos estejam concluídos e o Ancora volte a jogar em cada, com novo piso e campo alargado. A partida, foi pautada por um bom jogo do Ancora, frente a um Fachense muito forte e ainda mais quando joga em casa. No entanto foi uma partida bem conseguida pelo Ancora, que como temos vindo a referir, continua a subir de rendimento e com alguns jovens promissores integrados na equipa, vieram a dar mais alento á equipa. O Fachense beneficiou de uma grande penalidade, mas o dianteiro da casa atirou por cima, o Ancora marca no segundo tempo por Rodrigo e assim garante os 3 pontos e sobe para 10ª posição com os mesmos pontos que o Fachense. O grande teste do Ancora acontece na próxima jornada, desloca-se aos Arcos, onde foi eliminado da taça.
VALENCIANO—3 PONTE DA BARCA—1
Joga grande em Valença, entre um Valenciano que se tem mostrado muito forte e um Barca que se assume como candidato. Certamente que os Barquenses, não contavam perder e muito menos por estes números. As equipas foram para intervalo com o resultado de 2-1, o que antevia que estava tudo em aberto para o segundo tempo, mas aí foram os donos da casa que mais marcou e assim ficaram com os 3 pontos, garantem a quarta posição a 4 pontos da liderança, enquanto que o Ponte da Barca, cai da 6ª para a 9ª posição.
SEGUNDA DIVISÃO JORNADA 7
–
VILA FRANCA–0 LANHELAS—–0
PERRE ———–1 VIANENSE b—3
ANHA ———- 3 ANAIS———2
NEVES———- 1 CAMPOS——-1
RAIANOS—— 3 CHAFÉ——–1
DARQUENSE– 1 CABAÇOS—–2
ADECAS ——- 4 VILA FRIA—-0
TAVORA——- 2 TORREENSES-1
PAÇÔ ———- -4 ILUSTRE CAMINHA–0
–
—————–CLASSIFICAÇÃO——
.
1—TAVORA——–21
2—LANHELAS—–19
3—RAIANOS——19
4—ADECAS——–16
5—VIANENSE b—13
6—NEVES———-13
7—TORREENSES–12
8—VILA FRANCA–12
9–CHAFÉ————11
10–CAMPOS———11
11–VILA FRIA——-7
12–PAÇÔ————-6
13–PERRE————6
14–ANHA————5
15–CABAÇOS——-3
16–DARQUENSE—3
17–ILUSTRE CAMINHA–1
18–ANAIS——–0
–
Esta jornada rendeu 29 golos, tendo os visitantes marcado 10 e os donos da casa 19, no entanto foi em Anha, onde o marcador funcionou mais vezes, o Ilustre Caminha, voltou a ser a equipa mais batida, desta vez sofreu 4 sem resposta. Destaque para o Vianense b e o Cabaços, já que foram os únicos que lograram vencer fora de portas.
O Destaque vai sem duvidas para o Vila Franca que travou o Lanhelas ao impor um empate sem golos e assim atira este para a segunda posição, na companhia do Raianos. Já em Perre a equipa da casa recebia o Vianense b, agora com novo treinado, mas golos só apareceram no segundo tempo e aqui veio certamente ao de cima o maior poderio dos visitantes, que acabaram por levar os 3 pontos e um resultado confortável.
Em Anha, foi o campo onde mais golos se marcaram e foram 5, numa partida onde os visitantes começaram por dar um ar da sua graça ao se adiantarem no marcador.Mas a resposta dos donos da casa apareceu no segundo tempo, dando cambalhota no marcador e ficando com os 3 pontos, somando agora 5 pontos na tabela-
Nas Neves, agora com novo treinador a equipa da casa tinha pela frente um teste complicado com um Campos que anda á procura de voltar ao escalão máximo do distrital, foi o primeiro a adiantar-se no marcador ainda no decorrer do primeiro tempo. No entanto a equipa da casa chegou ao empate e assim os pontos foram divididos. O Neves mantém a 6ª posição, mas vê-se agora igualado pelo Vianense b.
O Raianos venceu o Chafé por 3-1 e ao intervalo já vencia por 2-1, foi uma vitoria importante, já que iguala na segunda posição o Lanhelas, que ao empatar perde a liderança.
Em Darque a equipa da casa, voltou a perder pontos, recebeu o Cabaços e assim com esta derrota, vê-se ultrapassada na classificação pelo Cabaços, embora com o mesmo numero de pontos.
O ADECAS, conseguiu uma vitoria expressiva sobre o Vila Fria, com 4 golos sem resposta e garante assim a quarta posição e começa a notar-se que tem objectivos de regressar a +primeira divisão. O Vila Fria com esta derrota, é agora 11º classificado.
Em Távora, o principal candidato recebia um Torreenses, que quer regressar ao convívio dos grandes, por tal, antevia-se um grande jogo de futebol. A equipa da casa foi para intervalo a vencer pela vantagem mínima, no entanto tudo estava guardado para o segundo tempo e aqui, foram os donos da casa mais atrevidos e inconformados, sofreram um mas marcaram outro e por tal, conseguiram uma vitoria ainda mais saborosa, já que lhes garantiu isolarem-se na tabela, depois do empate do Lanhelas em Vila Franca.
O Paçô, parece não ter encontrado dificuldades acrescidas perante um Ilustre Caminha, que não se tem encontrado com os resultados positivos. Aqui veio a confirmar-se o favoritismo dos donos da casa que sobem á 12ª posição.
CAMPEONATO PORTUGAL
MONÇÃO—–1 BRAGANÇA—0
LIMIANOS– 0 MIRANDELA—0
VIANENSE– 0 VILAVERDENSE-0.
–
Na jornada 8 do campeonato de Portugal, as três equipas do nosso distrito,todas elas jogaram em casa, mas aquela que somou os 3 pontos, foi precisamente o Monção, que parecia ter a partida mais complicada, pois recebia o Bragança, equipa do topo da tabela. O Monção a precisar de pontos para sair de uma posição incomoda que ocupa na tabela, tudo fez para vencer a partida, no entanto a sorte desta vez esteve do seu lado, já que beneficiou de um auto golo do jogador do Bragança e assim soube muito bem agarrar a oportunidade de conseguir a primeira vitoria em 8 jogos e pular assim na tabela e fica agora a 4 pontos do Vianense, que é a primeira equipa acima da linha de agua. O Vianense não foi alem de um empate sem golos, frente ao Vilaverdende que mantém os mesmos pontos e encontram-se numa posição pouco incomoda da tabela. Em Ponte de Lima o Limianos recebia o Mirandela, sétimo classificado e ao empatar, perde a liderança embora á condição, porque tem menos um jogo, mas também beneficiou da vitoria do Monção sobre o Bragança, que assim tem agora mais 3 pontos que os Transmontanos. Na próxima jornada, vai haver dérbi, onde ninguém pode perder, para não se atrasar ou perder posições, estamos a falar de um Monção, Limianos, enquanto que o Vianense tem uma deslocação ao Celoricense, 4º classificado.