7 de Abril, 2024
FUTEBOL DISTRITAL.
No campeonato distrital da primeira divisão da AF de Viana, jogou-se a jornada 27 e ficam agora por realizar três jornadas, esta rendeu apenas 25 golos e só não houve festa de campeão, porque o líder Atlético dos Arcos, foi surpreendido em casa pelo Monção. Neste campeonato, parece estar mais ao rubro a luta pela manutenção que propriamente pela subida, pois nesta já se sabe que mais jornada, menos jornada, o Atletico vai ser campeão, pois tem ate final tarefa mais facilitada. Faltam agora três jornadas e ninguém acredita que o Atlético vá a perder todos os jogos que faltam, embora seja mais plausível que lhe faltam realizar. O Monção recebe o Deocriste, vai a Coura e recebe o Correlhã. Já o Atlético dos Arcos, recebe o Ponte da Barca, vai a Deocriste e recebe o Courense. Nesta jornada apenas, Courense e Correlhã, lograram vencer em casa, já o Monção, Ancora, Cerveira e Lanheses, foram os que foram vencer fora. Os destaques, vão sem duvida para a vitoria caseira do Correlhã, frente ao Cardielense e este ao perder, pode ter ficado afastado de chegar ao segundo lugar. Já o Correlhã chega a um confortável décimo lugar. Já o Valenciano ao perder o o Piães ao empatar, vêem-se agora com o Cerveira e Ancora a aproximarem-se. Outro dos destaques a jornada, vai para o Lanheses, que esteve a perder, mas conseguiu uma importante vitoria em Castelo de Neiva. Já o Távora, outro dos aflitos deste campeonato, foi até Ponte da Barca e conseguiu um precioso ponto, deixando assim em aberto os seus objectivos. O Melgacense, que ainda tem um jogo em atraso, foi conseguir um ponto a Piães, onde não é nada fácil ir buscar pontos, no entanto os Melgacense caíram para as ultimas posições. A luta pela permanência está ao rubro, com quatro equipas a lutar para fugir as duas ultimas posições, como o Neves, que matematicamente ainda não está despromovido, mas é aquele que está em posição mais delicada, depois Távora, Lanheses e Melgacense, lutam desesperadamente pelos pontos. A próxima jornada, pode ser decisiva para o Neves, que vai a Lanheses e caso não vença, fica despromovido. O Távora tem uma deslocação complicada, já que vai a Cerveira e o Melgacense, recebe o Castelense. Assim a próxima jornada, pode ser a jornada da festa pela subida e decisiva para os que lutam pela manutenção, pois quando faltam 3 jornadas as coisas ficam já mais ou menos clarificadas.
——————–SEGUNDA DIVISÃO———
Na segunda divisão, jogou-se a jornada 29, ficando agora a faltarem 5 jornadas, para se encontrar os três clubes que vão subir, muito embora o Arcozelo, parece que pode já começar a tratar da festa. Esta jornada rendeu 31 golos e o destaque vai sem duvida para o Lanhelas que no dérbi do Vale do Minho, empatou em casa com o Campos e este empate, pode ter sido decisivo de afastar o Campos de chegar á terceira posição, embora matematicamente na corrida para chegar á terceira posição, estejam neste momento, Barroselas, Campos, Fachense, ADECAS, Torreenses, que folgou nesta jornada, e Condor, uma vez que as duas primeiras posições, parecem estar garantidas para Vila Fria e Arcozelo. Também se tem que destacar o Darquense, que foi a Vila Fria, impor um empate aos donos da casa que assim vêem fugir o líder Arcozelo. Também o Condor, não conseguiu mais que um empate em Vila Franca e assim perde a oportunidade de se distanciar da concorrência. Outro dos que se atrasaram foi o ADECAS, que foi surpreendido em casa por um Chafé que lhe levou os três pontos. Na próxima jornada, temos algumas partidas que podem decidir a classificação, como é o caso do Condor, Vila Fria, do Raianos Torreenses e do Campos Vila Franca.
————–DEOCRISTE—1 ANCORA PRAIA –2
O Ancora Praia deslocou-se ao Deocriste, onde não é fácil ganhar até porque já surpreendeu os chamados grandes deste campeonato e há 6 jogos que não perdia. Foi uma partida onde a primeira parte, foi quase todo dominada pelo Ancora que chega ao golo aos 14 minutos, numa jogada conduzida pelo flanco esquerdo, a bola é colocada em Nandinho, que num remate de meia distancia, surpreende o guarda redes Rochinha, que esteve em bom plano durante o jogo. O Deocriste não teve reacção imediata á desvantagem e o Ancora continuou a pressionar e chega ao segundo golo aos 33 minutos numa jogada de insistência de Lucas que leva a melhor sobre vários adversários e atira pela certa. Tomas Costa treinador do Deocriste, mexe na equipa, faz de uma só vez duas alterações e parece que deram uma nova dinâmica ao ataque, pois o Deocriste, começou a aparecer mais vezes junto da baliza de Gui. O intervalo chegou com o Ancora a levar para o balneário, dois golos de vantagem, no entanto no segundo tempo, o Deocriste entrou bem diferente daquilo que havia mostrado no primeiro tempo, mais agressivo no ataque e criando algumas situações de prerigo, para a baliza de Gui. Aos 24 minutos faz o golo, que lhe deu novas esperanças, este acontece numa jogada conduzida pelo lado esquerdo, surge o cruzamento para a área , onde aparece liberto de marcação Duarte Costa, que num remate bem dirigido, sem hipóteses para o Gui. O golo veio a motivar a equipa, mas o Ancora saia sempre rápido para o ataque e por vezes a criar perigo, como aos 40 minutos, quando atira ao poste, ou aos 43 quando Vital enquadrado com a baliza, cabeceia mas a bola sai a raspar a tinta da trave da baliza de Rochinha, que esteve muito bem na partida. Duarte Costa, o capitão do Deocriste foi pau para toda a obra, esteve em todos os cantos do campo e empurrou a equipa para a frente, Bruno Coelho muito seguro na defesa, era sempre difícil passar por ele. Já no Ancora valeu pelo coletivo, mas com Lucas sempre presente na condução das jogadas mais perigosas, tendo sido o autor de um dos golos. No computo geral a vitoria aceita-se para o Ancora, não foi uma vitoria fácil, mas valeu pela maior experiência e garra que os jogadores impõe na partida. Agora o Deocriste vai a Monção á procura dos pontos agora perdidos e o Ancora recebe o Coura.
———————————-