5 de Janeiro, 2025
FUTEBOL DISTRITAL EM NOVO ANO
Em altura de paragem do campeonato distrital de futebol da primeira divisão, a altura foi aproveitada para acertar calendário, porque haviam três jogos que se encontravam em atraso e assim a primeira jornada do ano, que se realiza no dia 12, vai-se iniciar ainda com um jogo em atraso e que está agendado para 13 de Abril, que é o Vitorino de Piães–Castelense. Os dois jogos agora realizados, aconteceram com o Ancora Praia, Ponte da Barca e o ADECAS com o Correlhã. No primeiro o Ponte da Barca venceu a partida e assim sobe uma posição na classificação e deixa o Ancora na penúltima posição. Foi esta uma partida em que a equipa da casa, voltou a ser a primeira a adiantar-se no marcador, no entanto os visitantes, certamente mais experientes, vieram a dar a cambalhota no marcador e assim levaram os três pontos e deixam o Ancora na penúltima posição. Na próxima jornada que inicia a segunda volta, o Ancora Praia desloca-se a Arcozelo, enquanto que o Barca, tem pela frente o Correlhã, que procura voltar á liderança.
O segundo classificado o Correlhã, foi ao ADECAS, no intuito de encurtar distancias para com o líder Monção. Mas não foi fácil de levar a melhor sobre o lanterna vermelha e só na segunda parte veio certamente ao de cima a melhor condição física do Correlhã e lá conseguiu os três pontos e fica agora a dois pontos do líder. Para o Correlhã no próximo domingo, tem um teste complicado, pois vai a Ponte da Barca, o mesmo acontece com o ADECAS, que recebe o Cardielense.
————————–SEGUNDA DIVISÃO-JORNADA 16—
O campeonato da segunda divisão, começa o ano sem paragens e com alguns jogos por realizar, no entanto a primeira jornada do novo ano, rendeu 31 golos e para tal muito contribuiu a formação do Lanhelas que marcou seis sem resposta. Destaca-se ainda os seis golos repartidos em Perre e a goleada do líder em Paçô. Foi uma jornada que registou alterações no topo da tabela, onde agora o Caminha se isola na segunda posição e o Fachense cai para a terceira posição, na companhia do Lanhelas e Vianense b.
Em Valença a equipa dois do Valenciano recebeu o Chafé, a principio a balança pesava para o lado do Chafé por aquilo que em vindo a fazer neste campeonato, mas os donos da casa acabaram por complicar as aspirações dos visitantes, mas mesmo assim viram fugir os três pontos. O Chafé mesmo somando os três pontos, mantém-se na décima segunda posição.
O Raianos, recebia o Caminha, numa partida de grau de dificuldade acrescido. Os donos da casa tentaram retardar o golo e de certa maneira até o conseguiram e só na segunda parte a equipa candidata á subida é que se conseguiu distanciar no marcador e sentenciar a partida a seu favor. Aqui certamente terá vindo ao de cima a melhor condição física do Caminha, que assim consegue somar três pontos num campo sempre difícil e perante um Raianos que se apresenta sempre forte e organizado. O Caminha com esta vitoria, beneficiou ainda do empate do Fachense e assim isola-se na segunda posição, o Raianos continua em décimo primeiro.
Em Perre marcaram-se seis golos no confronte entre os locais e o Anais, mas ambas as equipas não levaram mais que um ponto. Terá sido certamente uma partida agradável de seguir porque quando há golos há espetaculo. O Anais, não parece ser a equipa que está na 15ª posição, pelo menos pelo resultado conseguido perante um Perre forte que ocupa a a nona posição.
Já em S. Pedro da Torre a equipa da casa recebia o Vila Franca, que não estará no seu melhor, mas que complicou as coisas, perante um Torreense que ainda se encontra na luta por um lugar de subida.
O Paçô, recebia o líder do campeonato, uma partida certamente dada como complicada para os donos da casa. Parece que o maior poderio do líder ficou demonstrado, pelos números, que não deixam certamente duvidas que terá sido mesmo a melhor equipa em campo.
Em Caminha o Ilustre Caminha, recebia o Barroselas, equipa que tem demonstrado qualidade e que tem conseguido contrariar os mais forte e que venceu este Ilustre, que começa a adaptar-se a este campeonato, é uma equipa que quase sempre marca, embora na maior parte das vezes o insuficiente para somar pontos.
Em Campos, era jogo grande entre duas equipas com o objetivo de subir de divisão, o Fachense era até aqui segundo classificado e tinha uma cartada forte nesta jornada, que era vencer e assim poderia deixar de fora da corrida o Campos. No entanto o Fachense até foi o primeiro a adiantar-se no marcador, mas o Campos nunca baixou os braços e tudo fez para anular a desvantagem e conseguiu chegar á igualdade e assim manter-se na corrida. Já o Fachense com este empate, cai para a terceira posição e isola o Caminha no segundo lugar.
Em Lanhelas houve goleada, já que os locais venceram o Anha por seis sem resposta e assim mantém a posição na tabela classificativa. Foi o entrar em grande no novo ano, numa goleada que é sempre moralizadora, antes de ir ao líder na próxima jornada.
Em Darque a equipa da casa recebia o Vianense b, mas não foi pera doce para os visitantes que ocupam a terceira posição. O Darquense uma equipa muito jovem vendeu cara a derrota e pela margem mínima.
Neste momento a luta pela subida passou a ser a 7, no entanto ainda há muito campeonato pela frente mas começam a definir-se posições e quem menos errar, será que vai conseguir os seus objetivos. Na jornada que se aproxima teremos alguns jogos que poderão alterar a classificação, pois temos um Fachense, Vianense b, que pode mexer com a tabela, um Távora, Lanhelas e até um Anais, Torreenses