27 de Abril, 2025
JOGOU-SE A ANTE-PENÚLTIMA JORNADA DA PRIMEIRA DIVISÃO DA AF VIANA.
–
Passam agora a faltar duas jornadas para finalizar o campeonato distrital da primeira divisão, que começa a fazer sentir o desgaste de algumas equipas, sem lutas pelos lugares cimeiros, mas ainda por decidir quem vai acompanhar o ADECAS na descida á segunda divisão. Neste momento a luta é entre Vila Fria, Ancora Praia e o Lanheses, que somando mais um ponto na próxima jornada, garante a manutenção. Já se nota que estamos em final de campeonato, onde a maioria das equipas cumpre apenas calendário, já que nada tem a ganhar ou a perder. Se fizermos uma analise ao que foi este campeonato, parece que foi competitivo até final da primeira volta, mas a partir daqui, o Monção distanciou-se e de certa maneira retirou uma certa competitividade, já que lutar pela primeira posição, não é o mesmo que lutar pelo segundo ou terceiro lugar da classificação. Já na segunda divisão, onde ninguém desce, há uma grande competitividade na luta pela primeira e segunda posição e ainda nada está decidido em quem vai subir e quem vai ser campeão. Na primeira divisão, temos tanto o Ancora como o Vila Fria, com um resto de campeonato muito complicado, já que tem pela frente algumas das melhores equipas deste campeonato e com o Ancora a jogar duas vezes seguidas fora de portas.
Nesta jornada, onde se verificaram cinco empates, três vitorias e outras tantas derrotas, marcaram-se apenas 26 golos e praticamente tudo ficou na mesma, em termos de classificação, apenas o Ancora se aproximou do Vila Fria.
LANHESES–1 DEOCRISTE–1, O Lanheses se tivesse vencido esta partida, garantia desde logo a manutenção, no entanto o empate deixa a equipa a um ponto de garantir definitivamente a continuidade neste campeonato. Assim recebia o Deocriste, uma equipa que andou cá por baixo, mas que há varias jornadas a esta parte, parece ter encontrado o fio de jogo estabelecido pelo Tomas Costa e continua num crescendo de forma e tem averbado pontos em quase todos os jogos. Já o Lanheses, parece já ter tido melhor período de jogo, mas na ultima época também passou pelos lugares do fundo da tabela.
VITORINO DE PIÃES–1 CERVEIRA–2.
Nas previsões, nada antevia que o Cerveira viesse surpreender em casa a formação do Piães, sempre muito forte e com os adversários a sentir dificuldades em jogar neste campo. Mas desta, o Cerveira resolveu as coisas a seu favor ainda na primeira parte, é agora quinto classificado, tendo beneficiado do empate do Valenciano, para o ultrapassar na tabela. O Piães cai para a oitava posição e tem agora a companhia do Ponte da Barca.
CASTELENSE–0 ANCORA PRAIA–0
Jogo entre duas equipas que lutam por posições diferentes, o Castelense a lutar pela terceira posição e o Ancora á procura da manutenção. O jogo deu em empate, mas caso o Ancore viesse a somar os 3 pontos, passava á frente o Vila Fria e passava a depender apenas de si próprio. O Jogo foi dividido, sem muitas oportunidades para golo e na primeira parte houveram duas situações de golo para o Ancora e uma para o Castelense. Aos 27 minutos foi o Ancora a ameaçar numa jogada de ataque em que Moreira remata na entrada da área, mas a bola sai a raspar a trave. Aos 40 minutos é a vez de Ferreira que recebe na área um passe da direita de Delfim, mas o remate volta a sair a raspar a tinta, desta vez do poste esquerdo da baliza de Canário. Aos 42 minutos, foi a grande oportunidade do Castelense cegar ao golo, quando Helder se isola mas atira ao lado da baliza de Gui. Aos 44 minutos há confusão na área do Castelense no rematas tu, remato ou, alivias tu, alivio eu e não houve quem tivesse a pontaria para fazer o golo, neste caso para o Ancora. No segundo tempo o Ancora jogou a favor do vento, mas parece não se ter adaptado muito a esta situação, já que a maioria dos passes longos para o ataque, saiam sempre com muita força e para fora. No segundo tempo não houveram grandes oportunidades para se chegar ao golo, aos 19 minutos Hugo Costa remata depois da cobrança de um livre, mas sem grande perigo e o Ancora poderia ter conseguido marcar, já perto do final, quando Ruca Sobral apercebendo-se que o guarda redes Canário estava adiantado, faz um remate de meia distancia, mas a bola acaba por sair um pouco por cima da trave da baliza do Castelense, caso viesse a entrar, seria um grande golo. O empate acaba por se aceitar, por aquilo que as equipas não conseguiram fazer, que foi encontrar espaço para rematarem á baliza e o vento também possa ter a sua influencia em jogadas de lances mais cumpridos. Para o Castelense, a mira continua a ser a terceira posição, que parece agora não ter ficado fácil e para o Ancora, é vencer na Barca e com o Cerveira e esperar que o Vila Fria venha a escorregar.
MELGACENSE—2 VALENCIANO–2
Deu em empate o confronto entre duas equipas do Vale do Minho, como seu campeonato feito, pois já nada tinham a ganhar ou a perder, o Valenciano cai assim para a sexta posição é ultrapassado pelos seus vizinhos do Cerveira e está agora igualado com o Arcozelo.
CARDIELENSE—3 COURENSE–3
Não foi fácil o Cardielense empatar o jogo, já que foi o Courense que primeiramente se adiantou no marcador, foi para intervalo a vencer por 1-2. Mas o Cardielense já nos habituou a que nas segundas partes, tenha resolvido em casa, jogos a seu favor, desta vez não chegou á vitoria, mas pelo menos averba um ponto, continua na terceira posição, mas continua com o Castelense á perna.
ARCOZELO—4 VILA FRIA–2
Era este um jogo importante para o Vila Fria, embora consciente das dificuldades que iria encontrar no Arcozelo, equipa que desde inicio se mostrou sempre forte e organizada e com o objetivo de acabar com o sobe e desce que lhe era habitual. No primeiro tempo o Vila Fria ainda equilibrou, até que foram para o balneário com o resultado de 1-0. No entanto os golos estavam reservados para o segundo tempo, mas foram os donos da casa quem mais marcou e assim levou os 3 pontos. No entanto, parece ter sido uma partida agradável de seguir, já que se marcaram 6 golos e é isso que o publico gosta.
CORRELH×-0 MONÇÃO—0
Primeiro e segundo classificados, encontraram-se para uma partida onde já não havia nada a ganhar ou a perder. Foi certamente uma partida de final de época, onde o desgaste já se faz sentir. Os pontos acabaram por ser repartidos e agora é o pensar na próxima época, o Monção no campeonato de Portugal, onde não é fácil as equipas ali se fixarem e o Correlhã, certamente para dar continuidade ao trabalho realizado nesta época.
PONTE DA BARCA—3 ADECAS—2
O Ponte da barca a realizar dois jogos seguidos em casa, agora com o ultimo classificado e na próxima jornada com o penúltimo, no entanto o já despromovido ADECAS, vendeu cara a derrota, até as equipas foram para intervalo com um empate a duas bolas. Certamente que ninguém quer perder, nem que seja a feijões e por tal o ADECAS esteve determinado em mostrar o seu valor e a bater o pé a um Barca, que também não esteve no seu melhor neste campeonato, com mudança de treinador e neste momento ocupa a nona posição, o que não é consentâneo com as habituais classificações da equipa.
O Campeonato com o pano a cair, entramos agora numa fase em que os jogos perderam um pouco do interesse, pois passou a não se lutar por nada, porque tudo está já mais ou menos decidido e os jogadores a necessitarem de ferias, depois de um campeonato intenso na sua primeira metade.
–
FUTEBOL DISTRITAL 1ª DIVISÃO AF DE VIANA JORNADA 28
–
LANHESES—–1 DEOCRISTE–1
VIT PIÃES —- 1 CERVEIRA–2
CASTELENSE– 0 ANCORA PRAIA–0
MELGACENSE–2 VALENCIANO—2
CARDIELENSE-3 COURENS–3
ARCOZELO—– 4 VILA FRIA–2
CORRELHÃ —- 0 MONÇÃO–0
P.DA BARCA — 3 ADECAS–2
–
—————-CLASSIFICAÇÃO———
1—MONÇÃO——–74
2—CORRELH×– 58
3—CARDIELENSE–52
4—CASTELENSE—49
5—CERVEIRA——–45
6—ARCOZELO——-44
7—VALENCIANO—44
8—VIT DE PIÃES—41
9—P. DA BARCA—–41
10–COURENSE——39
11–MELGACENSE—33
12–DEOCRISTE—–27
13–LANHESES—– 23
14–VILA FRIA——20
15–ANCORA——–18
16–ADECAS———11
—————————