19 de Outubro, 2025
HOUVE TAÇA, PEQUENOS DEIXARAM PELO CAMINHO, GRANDES DA PRIMEIRA DIVISÃO
Written by Jose Silva on 19 de Outubro, 2025
19 de Outubro, 2025
HOUVE PEQUENOS, QUE FORAM GRANDES NA TAÇA.
Este domingo as atenções futebolísticas, estiveram viradas, primeiro para a Taça de Portugal, porque o nosso distrito ainda contava com um resistente e depois porque havia taça da AF de Viana. Primeiramente vamos falar do Vianense, equipa que ainda estava viva na Taça de Portugal e que teve uma deslocação de grande distancia, já que foi á zona de Setúbal, para defrontar o Industria, clube praticamente desconhecido das equipas da região e por tal era uma incógnita para a maioria dos adeptos, muito embora o treinador tivesse conseguido indicações precisas. Parece que o Industria tenha sido superior, porque não é fácil marcar 3 golos sem resposta ao Vianense. Assim parece que a equipa de Viana, não encontrou os argumentos necessários para contrariar o adversário e ao perder, fica fora da Taça e agora centra-se mais no campeonato.
INDUSTRIA–3 VIANENSE–0
—–TAÇA AF VIANA, NEVES E CHAFÉ, FORAM OS GRANDES DA TAÇA.
Jogou-se a eliminatória da Taça da AF de Viana, em que das quatro equipas da segunda divisão, duas mandaram para casa, outras tantas da primeira e uma delas foi o líder da divisão maior.
Haviam vários jogos a despertar especial atenções e um deles era o que se jogava na Correlhã, primeiro porque a equipa deixou de ser treinado pelo Adriano Matos, que havia colocado o Correlhã num patamar superior na anterior época, mas que esta as coisas não estavam a correr como a direção pretendia. outra era ser o primeiro jogo dirigido tecnicamente por Joaquim Passos, que treinava o Vianense b e depois ainda, porque o Correlhã recebia o Vitorino de Piães, que embora não esteja a atravessar o melhor momento, mas que é sempre uma equipa que pode de um momento para o outro mudar o rumo dos acontecimentos em qualquer partida, já que tem um plantel de qualidade. O Correlhã foi o primeiro a marcar, chegou a intervalo a vencer pela margem mínima, no entanto o melhor em golos estava para vir na segunda parte, já que a equipa marca 3 sem resposta e assim consegue um resultado dilatado. Este terá sido um bom teste para o próximo encontro do campeonato, onde recebe a forte formação do Caminha, candidato assumido.
Em Chafé, a equipa da casa recebia o Lanheses da primeira divisão, á priori parecia que o favoritismo era dos visitantes, mas a equipa da casa foi a primeira a adiantar-se no marcador e foi com essa vantagem para intervalo. Na segunda parte o Lanheses chega ao golo da igualdade e a partir daí estava tudo em aberto, já que nestas situações que viesse a desempatar, dava um passo grande para poder ganhar o jogo a eliminar. Mas como ninguém desfez a igualdade, foi necessário partir para prolongamento, mas nem este veio a modificar o rumo do marcador. Quando assim acontece, parte-se para as grandes penalidades, que é sempre um carrossel da sorte, pois quem falhasse ficava para traz. Parece que quem terá falhado foi o Lanheses e assim na partida o Chafé marcou 6, o Lanheses marcou 5 e assim sai da taça.
Em Coura o líder do campeonato da primeira divisão, recebia o ressuscitado Neves, quinto classificado no seu campeonato e pelo campeonato que o Courense vem a fazer, recaia sobre si todo o favoritismo. No entanto havia de ser o Neves ainda no primeiro tempo a adiantar-se no marcador e a partir daí não deixou que as suas redes fossem violadas e deixa pelo caminho o Courense.
O Cardielense recebia o Cerveira, jogo entre duas equipas fortes e bem organizadas, com bom fio de jogo, onde era jogo para tripla, mesmo tendo em conta que o Cardielense jogava em casa e ali eles são fortíssimos. Os donos da casa foram para intervalo a vencer pela vantagem mínima e ampliaram essa vantagem no segundo tempo. O Cerveira ainda faz o 2-1 e acreditou que poderia chegar ao empate, mas o Cardielense não deu tréguas e muito acertado, deixa os Cerveirenses fora da Taça.
No Beira Mar o Castelense recebeu o Perre da segunda divisão, venceu pelo resultado conseguido na primeira parte. Aqui todo o favoritismo pendia para os donos da casa, primeiro porque em casa não dão hipótese, segundo porque há uma andamento diferente entre ambas as equipas de campeonatos diferentes.
Na Facha, era jogo grande, primeiro porque eram as duas equipas que subiram esta época á primeira divisão, segundo porque o Fachense havia há poucas jornadas atrás havia ido empatar a Caminha. O Fachense foi o primeiro a marcar, foi para intervalo a vencer pela vantagem mínima, no entanto o melhor estava reservado para segundo tempo que foi o aparecer dos golos que foram 5. O Caminha conseguiu fazer a cambalhota no marcador, (1-2) mas já na reta final viria a sofrer a igualdade (2-2) e assim levou o jogo para prolongamento. Foi no prolongamento que o Caminha, talvez com maior frescura física, resolveu a contenda a seu favor, marca 2 e coloca o resultado final em Fachense–2 Caminha–4.
Em Lanhelas a equipa que lidera o campeonato da segunda divisão, com os mesmos pontos que o Távora, recebia o Ponte da Barca de Fernando Rego. O Lanhelas complicou ao máximo o candidato da primeira divisão que na primeira parte não conseguiu violar as redes dos donos da casa. Tal como aconteceu em praticamente todos os restantes jogos, os golos vieram a aparecer no segundo tempo e o Ponte da Barca, marca 3 sem resposta e assim garante a continuidade na Taça.
Em Arcos de Valdevez a equipa da casa recebia um Ancora que joga e vai continuar a jogar fora do seu campo, que se encontra em obras, mas que vem a mostrar uma subida acentuada de forma. O favoritismo pendia para os donos da casa, no entanto o Ancora resistiu ao máximo e só de bola parada é que o Atlético conseguiu chegar aos golos. O intervalo chegou com a equipas em brando, no segundo tempo os golos surgem na sequencia de dois cantos, na jogada anterior ao primeiro o golo ficou a pedir-se penálti a favor do Ancora, por pretensa mão na bola a que o arbitro não considerou. O segundo golo veio a surgir igualmente de bola parada e assim o Ancora fica fora da prova, mas reforçado certamente pelo jogo que fez.
FUTEBOL, TAÇA DA AF VIANA
CORRELHÃ —4 VIT DE PIÃES—0
CHAFÉ ———1 LANHESES—-1 –6 — 5 nas GPs
COURENSE —-0 NEVES——–1
CARDIELENSE-2 CERVEIRA—-1
CASTELENSE–2 PERRE——-0
FACHENSE—- 2 CAMINHA—2 — 4 no prolongamento
LANHELAS— -0 PONTE BARCA–3
ATL ARCOS — 2 ANCORA——–0
SEGUNDA DIVISÃO
CABAÇOS —–2 VILA FRANCA—–3
———————————