26 de Outubro, 2025
FUTEBOL DE FIM DE SEMANA.
Jogaram-se os campeonatos distritais da 1ª e 2ª divisões da A F de Viana e esta foi a 6ª jornada, onde voltaram a acontecer goleadas e viragens de marcadores e até resultados que surpreenderam. Mas vejamos, na primeira divisão a jornada rendeu 30 golos, o que quer dizer que foi produtiva e das duas uma, ou os ataques funcionaram em pleno, ou as defesas meteram agua. Temos que referir a vitoria do Caminha na Correlhã, numa que era considerada uma das partidas da jornada, primeiro porque o Caminha é um candidato, segundo porque o Correlhã tem uma boa equipa, mas os resultados teimam em aparecer e depois porque era o primeiro teste de fogo de Joaquim Passos frente ao comando técnico do Correlhã. Pode-se dizer que as coisas até começaram bem para os donos da casa, que foram os que marcaram primeiro e estiveram muito tempo com a vantagem no marcador. No entanto o Caminha já nos habituou a marcar sempre nas segundas partes, muito pela sua condição física e também pela forte equipa que é e assim houve cambalhota no marcador e os três pontos goram para os visitantes. Não é habitual vermos o Correlhã na posição que neste momento ocupa na tabela, mas estamos convencidos e por aquilo que é o valor da equipa, esta vai certamente dar a volta ao rumo dos acontecimentos, porque falta uma vitoria para aumentar a confiança e subir na classificação. Destaca-se ainda a vitoria do Fachense, sobre o Cerveira, no entanto o Fachense que veio da segunda divisão, parece estar confiante e assimilar aquilo que o treinador pretende e os resultados vem a aparecer, já empatou em Caminha e agora, prega a partida ao Cerveira que possui uma equipa de grande qualidade e a jogar bom futebol. Nos Arcos, grande jogo de futebol sempre com resultado incerto até ao fim. O Cardielense parece aos poucos vir a subir de rendimento e prova disso foram os golos que conseguiu marcar nos Arcos a um candidato,com jogadores experientes de outros campeonatos. Na Barca, o Castelense foi arrancar um precioso ponto, frente a um candidato, com uma forte equipa, com um treinador de grande qualidade e conhecedor do futebol distrital. Por ultimo, tem que obrigatoriamente destacar a vitoria do Courense em Valença, assim o líder do campeonato, passa a demonstrar que não é por acaso que lidera a prova, quando poucos acreditavam no seu valor. No computo geral, pode-se antever, que neste campeonato já não há equipas fracas, todas elas trabalham bem e qualquer uma pode ganhar e roubar pontos as mais cotadas.
Arcozelo–1 Melgacense-0, Esta era uma partida entre equipas do fundo da tabela e ambas a precisarem de pontos, no entanto parece que foi uma partida pautada pelo equilibrio e acabou a balança por pesar para os donos da casa.
Correlhã-1 Caminha–2, esta partida revertia-se de especial atenção, primeiro porque o Correlhã ainda não sabia o que era vencer e depois da mudança de treinador, ganhar ao Caminha, dava certamente uma acrescida motivação. O Correlhã partiu para este jogo decidido a vencer e está conseguiu marcar primeiro, mas não viria a ser o suficiente para somar pontos. O Caminha, é certamente a equipa do campeonato que tem demonstrada a melhor frescura física, uma equipa com bons valores individuais e um colectivo muito bem organizado e que tem feito valer a sua forma físicas nas segundas partes, onde por norma marca sempre. Foi o que voltou a acontecer a segunda parte voltou a ser decisiva para a vitoria do Caminha e esta importante não só por ser fora de portas, mas também por ser sobre um Correlhã, que certamente vai demonstrar a curto prazo nos resultados, aquilo que vale no seu colectivo.
Lanheses–1 Vitorino de Piães–2, o Piães, que esta época parece ter começado um pouco em baixo, foi a Lanheses derrotar a equipa da casa, que á semelhança da época anterior ainda está longe do seu melhor. Esta vitoria, será certamente moralizadora para o Piães, já o Lanheses que em 6 jornadas apenas somou 4 pontos, o que é pouco para aquilo que o Lanheses nos habituou.
Atlético dos Arcos–3 Cardielense–2, partida com muitos golos e de resultado imprevisível até ao apito final, já que ninguém queria perder. O Cardielense, tem vindo a melhorar bastante e marcar 2 nos Arcos, não é para todos, até porque o Arcos tem uma equipa forte e com o objetivo da subida, mas aqui fica também demonstrada qualidade de ambas as formações.
Fachense–1 Cerveira–0 o Cerveira foi surpreendido na sua deslocação a Facha, perante uma equipa que tem demonstrada muita qualidade e com um treinador experiente, como é o Pisco Lisboa. Á partida, parecia que a balança pendia para os visitantes, tanto pela posição que ocupa na tabela, como pela qualidade da equipa. Mas certamente não contava com toda a oposição da equipa da casa que assim marcou e não sofreu, soma 3 pontos e atrasa na tabela os Cerveirenses.
Ponte da Barca–2 Castelense–2. Deu em empate o embate entre o candidato Ponte da Barca e a equipa que foi sensação na época anterior e que esta parece começar a mostrar ao que vem. Certamente que terá sido uma partida pautada pelo equilíbrio, ou pelo menos é aquilo que demonstra o resultado final. Para o Castelense, pode ter sido um ponto ganho, mas para os Barquenses, deve ter sido 2 pontos perdidos.
Deocriste–0 Ancora–6, Primeira vitoria do Ancora no campeonato e primeira goleada, numa partida onde o Ancora dominou toda a primeira parte, marca logo aos 4 minutos num grande golo, que acontece num remate de meia distancia de Ferreira, sem hipóteses para o guarda redes Sarria. O segundo acontece aos 10 minutos por Delfim, numa jogada combinada que se desenrolou pela esquerda, a bola é colocada na área e Delfim a fazer um golo de belo efeito. Aos 14 minutos, Ferreira bisa no jogo, numa jogada que ocorreu na grande área. A ganhar por 3-0 aos 15 minutos, deu uma certa confiança ao Ancora que nunca baixou o nível de jogo e aos 39 minutos, Ruca Sobral faz o quarto, num remate colocado de meia distancia e com este resultado chegou o intervalo. Na segunda parte o treinador do Deocriste, faz 4 alterações de uma só vez e o jogo mudou de rumo, pois o Deocriste apareceu mais atrevido e até teve uma oportunidade de marcar. O Ancora teve uma contrariedade logo no inicio da segunda parte, viu-se obrigado a substituir o guarda redes que saiu lesionado. Aos 8 minutos o Ancora volta a ameaçar numa jogada conduzida pela esquerda em que Rodrigo entrado no segundo tempo se isola e valor no instante final um corte milimétrico da defesa da casa que assim evitou o golo. O quinto golo, surge ao minuto 23 e de novo nu remate de meia distancia de Delfim que assim bisou na partida. A contagem foi encerrada ao minuto 33 por Rodrigo, que mereceu o golo, principalmente por aquilo que fez na partida, foi um motor em todos os cantos do campo. O Deocriste não se deu bem com a velocidade do Ancora e tambem com a sua organização, tanto defensiva como atacante.
Valenciano–3 Courense–4, este era um dérbi entre equipas de certa maneira vizinhas, o líder o campeonato parece ter encarado esta partida com muita responsabilidade, primeiro porque jogava fora de portas e segundo porque é reconhecido o valor do Valenciano. Tudo aponta que tenha sido uma grande partida de futebol, com muitos golos e resultado incerto até ao final.
FUTEBOL DISTRITAL 1ª DIVISÃO JORNADA-6
–
ARCOZELO —-1 MELGACENSE—0
CORRELHÃ — 1 CAMINHA——-2
LANHESES —1 VIT PIÃES——–2
ATL ARCOS –3 CARDIELENSE—2
FACHENSE —1 CERVEIRA——-0
P DA BARCA – -2 CASTELENSE—2
DEOCRISTE — 0 ANCORA ——6
VALENCIANO -3 COURENSE—–4
–
—————–CLASSIFICAÇÃO———
.
1—COURENSE—–14
2—CAMINHA—–14
3—ATL ARCOS—14
4—CERVEIRA—–10
5—VALENCIANO-10
6—P DA BARCA—-9
7—CARDIELENSE-9
8—VIT PIÃES——8
9—FACHENSE—–8
10–CASTELENSE–7
11–ANCORA——–5
12–LANHESES—–4
13–ARCOZELO—–4
14–CORRELH×–3
15–MELGACENSE–2
16–DEOCRISTE—-1
———-SEGUNDA DIVISÃO JORNADA– 6–
Marcaram-se 32 golos nesta jornada, destacam-se as vitorias do Lanhelas e do Vianense, onde em cada uma se marcaram 7 golos. Pela negativa, a derrota do Neves em Chafé e o empate caseiro do Campos frente ao Vila Franca.
Campos–2 Vila Franca–2. A jogar em casa, o campos não foi alem de um empate que atira a equipa para a décima posição. Parecem ser duas equipas de valor equivalente, mas o fator casa, parece não ter pesado muito.
Lanhelas–5 Perre–2. O Lanhelas soma e segue, recebeu o Perre e este até pregou a partida, já que foi quem primeiro se adiantou no marcador, mas os da casa com o seu goleador Lucas, vieram ao de cima a acabaram por conseguir uma vitoria folgada, que lhes permite continuar na liderança.
Vianense B-. 6 Anais–1, Vitoria folgada do Vianense b Agora com novo treinador e que não poderia ter entrado da melhor maneira. O favoritismo pendia para os donos da casa e tal se veio a confirmar no resultado.
Chafé–2 Neves–0. O Neves que viu sair o seu treinador, deslocou-se a Chafé e parece não se ter sentido bem com aqueles ares, sofreu dois sem resposta o que atira a equipa para a sexta posição.
Torreenses–0 Raianos–1 em A. Pedro da Torre a equipa da casa recebia um Raianos que esta época parece apresentar-se muito forte e determinado em voltar ao escalão maior do distrital. Os donos da casa parece não terem encontrado argumentos para contrariar os visitantes e assim perdem pela margem mínima, caem para a quinta posição e são ultrapassados pelo ADECAS.
Ilustre Caminha–2 Darquense–2 Deu em empate o encontro entre duas equipas do fundo da tabela, parece ter havido equilíbrio na partida e assim os pontos foram divididos.
Cabaços–1 ADECAS–3 O ADECAS foi vencer a Cabaços e assim mantém a quarta posição e á espreita de uma escorregadela dos da frente e a espreitar o regresso á primeira divisão.
Vila Fria–0 Távora–1, Foi esta uma importante vitoria do líder em Vila Fria, sabia-se que não era partida fácil para qualquer dos lados, no entanto foram os visitantes a levar os pontos e assim a manter o Távora na liderança, conjuntamente com o Lanhelas.
Paçô–1 Anha–1. Jogo entre duas equipas de valor equivalente, no entanto acaba por ser um melhor resultado para o Anha, já que é um ponto ganho fora.
CAMPOS ——- 2 VILA FRANCA–2
LANHELAS—– 5 PERRE———2
VIANENSE B— 6 ANAIS———1
CHAFÉ ——– -2 NEVES———0
TPORREENSES -0 RAIANOS —-1
ILUSTRE CAM- 2 DARQUENSE-2
CABAÇOS —- -1 ADECAS——3
VILA FRIA—- 0 TAVORA——1
PAÇÔ——– —1 ANHA——-1
————–CLASSIFICAÇÃO—-
1…TAVORA——– 18
2—LANHELAS—-18
3—RAIANOS—–16
4—ADECAS——-13
5—TORREENSES-12
6—NEVES———12
7—CHAFÉ———11
8—VILA FRANCA-11
9—CAMPPS——-10
10–VIANENSE b-10
11–VILA FRIA— -7
12–PERRE———6
13–PAÇÔ——– -3
14–DARQUENSE-3
15–ANHA———2
16–ILUSTRE CAM-1
17–CABAÇOS——0
18–ANAIS———0
CAMPEONATO PORTUGAL
CAMACHA —–0 VIANENSE—-1 interrompido ao intervalo
RIBEIRA BRAVA — LIMIANOS—- adiado
MIRANDELA —– 1 MONÇÃO—-0