9 de Novembro, 2025
CAMINHA, NÃO AQUECEU O LUGAR NA LIDERANÇA E DESCE À SEGUNDA POSIÇÃO, AO PERDER EM PIÃES E ASSIM ELEVA O ATLÉTICO DOS ARCOS, AO TOPO DA CLASSIFICAÇÃO.
Em duas jornadas consecutivas, houve mudança na liderança da primeira divisão e a culpa é do Vitorino de Piães, que foi ganhar a Coura e agora vence o Caminha com resultado confortável e mais saboroso, por haver cambalhota no marcador.
Esta foi uma jornada em que se marcaram 22 golos, 10 marcaram os donos da casa e 12 os visitantes e para este numero, muito contribuiu o Valenciano, com a goleada que aplicou ao Deocriste. Entre os jogos ditos, grandes da jornada, destaca-se a vitoria do Ponte da Barca em casa frente ao Courense, que em duas jornadas, averba outras tantas derrotas, pois até aqui só havia perdido pontos num empate. Destaca-se a vitoria do Piães, frente ao candidato Caminha, que assim sofre a primeira derrota no campeonato, enquanto que o Piães tem duas jornadas positivas, com as vitorias em Coura e agora em casa, frente a um adversário muito forte. Já na Correlhã, Joaquim Passos passou no teste, ao vencer por três golos sem resposta ao sempre difícil Cardielense. Já nos Arcos, a equipa da casa levou a melhor sobre o Ancora, que ainda assustou, mas os donos da casa responderam bem ao empate e acabaram por conseguir os três pontos. Na Facha, o Castelense conseguiu os três pontos, mas não parece ter sida nada fácil, o Fachense averba duas derrotas consecutivas em casa e agora é tempo de recuperar os pontos perdidos. O Cerveira, foi até Arcozelo, venceu pela margem mínima e o golo que valeu os 3 pontos, só acabou por surgir no segundo tempo. Destaca-se a vitoria do Melgacense em Lanheses, com um golo conseguido no segundo tempo.
CORRELHÖ3 CARDIELENSE–0
Esta era uma partida em que se podia apostar numa tripla, dado o valor de ambas as equipas, mas com uma ligeira vantagem para a equipa da casa, por realizar a partida no seu campo. A quipa da casa cedo se adiantou no marcador, o que pode ter sido decisivo para o resultado final. Chegou a intervalo com o resultado de 2-0, o que era confortavel, mas que com mais 45 minutos para garantir a vitoria. O Cardielense, não terá encontrado soluções para contrariar a defesa adverssaria e no segundo tempo sofreu o terceiro que terá sido decisivo para que os 3 pontos ficassem em casa. Com esta vitoria o Correlhã sobe dois lugares na tabela e salta da 12ª para a 10ª posição, enquanto que o Cardielense, cai da 5ª para a 9ª posição, com os mesmos pontos que o Ponte da Barca.
LANHESES–0 MELGACENSE—1
Ambas as equipas ocupam posições na cauda da tabela, por tal era uma partida decisiva para ambos os lados. A vitoria surge para os visitantes já na segunda parte, que assim sobem da 15ª para a 13ª posição, deixando para trás, o Arcozelo e o Lanheses, que desce uma posição e é agora 14º.
VITORINO DE PIÃES–3 CAMINHA—1
O Piães partia com a moral elevada para esta partida, depois de ter retirado há uma semana a liderança ao Courense e agora fez o mesmo ao Caminha. Foi uma partida em que o Caminha foi o primeiro a abrir o marcador e chegou a intervalo com a vantagem de um golo. No entanto os golos estavam guardados para o segundo tempo, já que o Piães viria a empatar a partida e logo de seguida faz a cambalhota no marcador e passa de 0-1 para 2-1. o 3-1 acabaria por surgir já na parte final do encontro e terá sido a machadada final na partida. O Caminha, sofre aqui a sua primeira derrota e não marca no segundo tempo, como lhe tem sido habitual e é a derrota mais pesada que sofre neste campeonato. Assim e após esta jornada, 0 Caminha desce da primeira para a segunda posição, tem agora o Courense e o Valenciano a morder-lhe os calcanhares e o Piães á espreita de mais uma escorregadela, para o agarrar na classificação. Já o Piães sobe uma posição é 5º e continua com os mesmos pontos que o Cerveira.
ARCOZELO–0- CERVEIRA—1
Parece não ter sido nada fácil para o Cerveira, esta partida frente ao então antepenúltimo classificado. À partida o favoritismo, pendia para os visitantes, tanto pelo campeonato que vem fazendo, como pelo valor da sua equipa, tendo em atenção que o Arcozelo está a fazer um campeonato, abaixo daquilo que fez na época passada. O golo que deu os 3 pontos ao Cerveira aconteceu só no segundo tempo e assim o Cerveira sobe uma posição na tabela e continua com os mesmos pontos que o Vitorino de Piães.
ATLETICO DOS ARCOS—2 ANCORA PRAIA–1
Em poucas semanas, é a segunda vez que na coutada se encontram Atlético e Ancora, no primeiro encontro foi para a Taça em que os donos da casa venceram por 2-0, mas só conseguiram os golos no segundo tempo. Agora era uma partida pautada por grau de dificuldade para ambos os lados, primeiro porque o Ancora tem vindo a subir de rendimento e segundo porque já havia um conhecimento do futebol praticado de parte a parte. O Atlético abriu o marcador no decorrer da primeira parte, o intervalo chegou com os donos da casa a vencer pela margem mínima. No entanto os golos estavam reservados para o segundo tempo, o Ancora veio a empatar a partida, mas a resposta dos Arcoenses acabou por ser rápida, marcaram o segundo e assim garantiram os 3 pontos que lhe deram a liderança do campeonato após a escorregadela do Caminha, que liderava o campeonato há uma semana. Assim o Atletico dos Arcos, sobe da terceira para a primeira posição, enquanto que o Ancora, desce uma p e é ultrapassado pelo Correlhã.
DEOCRISTE–0 VALENCIANO–6
O Deocriste sofre a segunda goleada em casa, já havia sofrido 6 na recessão ao Ancora e agora acontece o mesmo com o Valenciano que ao intervalo vencia por 0-4. O Deocriste está a fazer um campeonato abaixo daquilo que tem sido habitual é o lanterna vermelha do campeonato e estas goleadas deixam sempre marcas difíceis de superar. O Deocriste continua na ultima posição, apenas somou um ponto, já o Valenciano com este resultado está na terceira posição, com os mesmos pontos que o Courense.
FACHENSE—0 CASTELENSE–2
O Fachense sofre duas derrotas caseiras consecutivas, desta vez frente a um Castelense que se tem mostrado muito forte, chegou a intervalo a vencer por 0-1 e no segundo tempo acabou por marcar o segundo, garantindo assim os 3 pontos que lhe conferem subir ao sétimo lugar, na companhia do Cardielense. Já o Fachense, desce um lugar e é agora 12º.
PONTE DA BARCA–2 COURENSE–0
Jogo de resultado imprevisível entre duas equipas muito fortes, mas com ligeira vantagem para o Barca, por jogar no seu reduto e frente ao seu publico. O Ponte da Barca chegou a intervalo a vencer por 1-0, o que fez a que o Courense andasse atras do resultado. No segundo tempo os donos da casa fizeram o segundo e assim terão decidido a seu favor a partida. O Courense sofre duas derrotas seguidas, cai da segunda para a terceira posição, mas agora na companhia do Valenciano. Já o Ponte da Barca sobe uma posição é agora 8º classificado e apanhou o Cardielense.
.
FUTEBOL DISTRITAL 1ª DIVISÃO JORNADA 8
–
CORRELHÃ — 3 CARDIELENSE—–0
LANHESES —0 MELGACENSE—–1
VIT PIÃES —-3 CAMINHA———1
ARCOZELO—0 CERVEIRA——–1
ATL ARCOS- 2 ANCORA———1
DEOCRISTE -0 VALENCIANO——6
FACHENSE–0 CASTELENSE——2
P.DA BARCA-2 COURENSE——–0
–
————-CLASSIFICAÇÃO———
1—ATLETICO ARCOS–18
2—CAMINHA———-17
3—COURENSE——–16
4—VALENCIANO—–16
5—VITORINO PIÃES-14
6—CERVEIRA———-14
7—CASTELENSE——13
8—PONTE DA BARCA-12
9—CARDIELENSE—-12
10–CORRELH×——9
11–ANCORA PRAIA—8
12–FACHENSE——–8
13–MELGACENSE—–5
14–LANHESES——–4
15–ARCOZELO——-4
16–DEOCRISTE——1
–
Na jornada 8 da segunda divisão, foram marcados 28 golos, os donos da casa marcaram 15 e os visitantes marcaram 13. Destacam-se as partidas entre o Lanhelas e o Neves, esta foi a primeira derrota do Lanhelas, que assim se atrasa na tabela. Também se destaca a vitoria do Vila Franca em Viana, a goleada do Campos frente ao Raianos, assim como a surpresa, que terá sido a derrota do Távora em Chafé. Depois a vitoria normal do Torreenses em casa frente ao Adecas, terão sido os destaques mais evidentes da jornada.
LANHELAS—1 NEVES—2
O Lanhelas acaba por ser surpreendido em casa pelo Neves, não pela qualidade do Neves, mas pelo facto de jogar em casa, onde o Lanhelas tem conseguido sempre pontuar. O Neves chegou a ter vantagem de 0-2, no entanto o Lanhelas veio a marcar o seu tento de honra, mas mais não conseguiu que isso. Esta foi uma vitoria importante e moralizadora para o Neves, já que sobe assim da 6ª para a 4ª posição na tabela e fica só a 3 pontos do Lanhelas, que mantém a segunda posição, na companhia do Raianos.
VIANANENSE b–1 VILA FRANCA—2
Em Viana do Castelo o Vianense b recebia o Vila Franca, a jogar em casa o favoritismo parecia pender para os donos da casa, mas o Vila Franca que tem vindo a fazer um campeonato mais regular que na época anterior, desde logo mostrou que estava para encarar o jogo cara a cara e chegou a intervalo com uma igualdade a uma bola. No segundo tempo acabou por ser os visitantes a marcarem sem sofrer e assim retiraram os 3 pontos aos donos da casa que caem da 5ª para a 10ª posição na tabela, enquanto que o Vila Franca sobe uma posição, é 7º classificado na companhia do Torreenses.
ANAIS—1 PERRE 3
Aqui houve cambalhota no marcador, já que os donos da casa foram para intervalo a vencer por 1-0. No entanto o Perre veio ao de cima no segundo tempo e marca três sem resposta, fazendo a cambalhota no marcador. Com esta vitoria o Perre sobe um lugar, é agora 12º, enquanto que o Anais, continua na ultima posição sem ainda somar qualquer ponto.
CAMPOS—5 RAIANOS–1
Goleada do Campos frente ao Raianos então terceiro classificado e que nada fazia antever um resultado por estes números. Sabemos que se trata de duas equipas de muita qualidade e previa-se uma partida equilibrada em termos de marcador. Mas parece que o campos terá entrado forte e decidido e foi para intervalo a vencer por 5-0. Quem estava á espera de ver golos na segunda parte, enganou-se, porque só houve um e para o Raianos. Com esta vitoria o Campos sobe da 10ª para a 9ª posição, enquanto que Campos sobe um lugar e continua com os mesmos pontos que o Chafé-
CHAFÉ—1 TÁVORA—0
O Chafé pregou a partida ao líder, ao aplicar a primeira derrota, no entanto não viria a perder a liderança, já que a concorrência também perdeu. O golo que deu os 3 pontos aos donos da casa só aconteceu no segundo período. À partida o favoritismo pendia para o líder o campeonato, mas sabe-se quanto é dificil jogar-se em Chafé e tal veio a confirmar-se. O Távora mantém a liderança, mantém as distancias para Lanhelas e Raianos que também perderam, mas vê agora o aproximar do Neves, que está a fazer uma boa recuperação.
CABAÇOS–1 PAÇÔ—2
Jogo entre duas equipas muito equivalentes e tal se veio a verificar no resultado final. As equipas foram para intervalo com uma igualdade a uma bola e no segundo tempo ambas marcaram e assim dividiram os pontos.
VILA FRIA–2 DARQUENSE–1
Jogo entre duas equipas vizinhas, no entanto os donos da casa a irem para intervalo com a vantagem mínima, no segundo tempo voltaram a marcar e assim arrecadam os 3 pontos, que lhe garante a 11ª posição.
TORREENSES—2 ADECAS–1
Jogo entre duas equipas da frente da tabela, que procuram a subida de divisão, a jogar em casa o Torreenses foi para intervalo a vencer por 1-0, no entanto na segunda parte ambas as equipas marcaram um golo e assim a vitoria fica para os donos da casa, que assim sobem uma posição e agora é 6º classificado, já o ADECAS continua na quarta posição, mas agora com os mesmos pontos que o Neves.
ILUSTRE CAMINHA—0 ANHA—2
O Ilustre Caminha que tem um dos piores ataques e a segunda pior defesa, perdeu em casa frente ao Anha, este mais determinado e que sobe assim á 13ª posição.
–
SEGUNDA DIVISÃO JORNADA 8
–
LANHELAS– –1 NEVES———2
VIANENSE —-1- VILA FRANCA–2
ANAIS———1 PERRE———–3
CAMPOS—— 5 RAIANOS—1
CHAFÉ——- – 1 TAVORA—0
CABAÇOS—— 2 PAÇÔ———2
VILA FRIA —-2 DARQUENSE—0
TORREENSES –2 ADECAS—-1
ILUSTRE CAM.– 0 ANHA—-2
–
——————-CLASSIFICAÇÃO———
–
1—TÁVORA———21
2—LANHELAS——19
3—RAIANOS——-19
4—NEVES———–16
5—ADECAS———16
6—TORREENSES–15
7—VILA FRANCA–15
8—CHAFÉ———-14
9—CAMPOS——–14
10–VIANENSE b—13
11–VILA FRIA——10
12–PERRE————9
13–ANHA———–8
14–PAÇÔ————7
15–CABAÇOS——-4
16–DARQUENSE—3
17–ILUSTRE CAMINHA–1
18–ANAIS————–0
–
CAMPEONATO PORTUGAL
–
MONÇÃO ——- 1 LIMIANOS–2
CELORICENSE- – -2 VIANENSE—-1
-O derbi entre Monção e Limianos, deu vitoria aos visitantes que assim assumiram a liderança do campeonato, depois do Chaves ter perdido em Mirandela e o Limianos pode aumentar a vantagem e para isso basta vencer o jogo que tem em atraso e que se disputa no domingo. Com esta derrota o Monção continua na linha de agua.
O Vianense deslocou-se ao Celoricense, esteve a perder por 1-0, resultado com que foi para intervalo, no segundo tempo viria a empatar a partida, mas já perto do final a equipa da casa acabou por marcar e assim vencer a partida, com esta derrota o Vianense fica mergulhado na linha de despromoção.