25 de Novembro, 2024
A decima edição da MALUGA – Festa da Marioneta Luso-Galaica está de volta a Caminha e Vila Praia de Ancora, pela mão da companhia Krisalida
Written by Jose Silva on 25 de Novembro, 2024
25 de Novembro, 2024
A decima edição da MALUGA – Festa da Marioneta Luso-Galaica está de volta a Caminha e Vila Praia de Ancora, pela mão da companhia Krisalida Companhia de Teatro Profissional de Caminha. Este ano vai decorrer entre 7 e 15 de Dezembro e entre Caminha e Vila Praia de Âncora, serão apresentados 12 espetáculos, para além das oficinas e animações, em vários espaços e com uma programação para todas as idades, que acontecem em diversos horários e locais.
Segundo Carla Magalhães, diretora artística da companhia, “Este festival é já uma marca em Caminha e queremos que seja o grande momento da marioneta no Alto Minho. Este ano a programação cumprirá com a já prometida e esperada mostra eclética de espetáculos que retrata o panorama atual do mundo das marionetas, simultaneamente, promovendo diversas iniciativas complementares de âmbito lúdico e pedagógico. Um programa que visa proporcionar um ambiente seguro, agradável e recreativo às famílias que queiram vir desfrutar connosco de atividades de grande qualidade artística.”
O festival resulta de uma parceria entre a Krisálida e a Câmara Municipal de Caminha, com o apoio da Direção Geral das Artes (DGARTES). Como é habitual, reúne companhias de marionetas de Portugal e da Galiza (Espanha) e, este ano, inclui o Teatro e Marionetas de Mandrágora, de Espinho; A Bolha – Teatro de Marionetas de Torres Vedras; Mákina de Cena, de Loulé; Era Uma Vez, Marionetas de Évora; Títeres Alakrán, da Coruña; Chão de Oliva, de Sintra; Historioscópio – Teatro de Marionetas, do Porto; Nauta Teatro, de Santiago de Compostela e a própria companhia residente, a Krisálida.
“A Maluga apresenta-se em Caminha e em Vila Praia de Âncora com o objetivo deste festival estar em mais locais e chegar a mais pessoas também. Estamos a falar do único festival do Alto Minho que promove a arte da Marioneta entre duas regiões transfronteiriças. Queremos que ano após ano se assuma como uma referência em ambos os territórios”, acrescenta Carla Magalhães.
Nesta décima edição, há a possibilidade de ser adquirido um passe para todos os espetáculos de sala pelo valor de 15€ e todas as atividades propostas na rua são de entrada livre.