19 de Fevereiro, 2026
A futura ponte pedonal e ciclável sobre o rio Lima, a construir a jusante da Ponte Eiffel, em Viana do Castelo, já tem proposta vencedora
Written by Jose Silva on 19 de Fevereiro, 2026
19 de Fevereiro, 2026
A futura ponte pedonal e ciclável sobre o rio Lima, a construir a jusante da Ponte Eiffel, em Viana do Castelo, já tem proposta vencedora, na sequência de um Concurso de Conceção Limitado por prévia qualificação. No concurso internacional participaram onze concorrentes, tendo sido apresentadas oito propostas anónimas, das quais quatro foram selecionadas para fase final. Entre grandes gabinetes de engenharia nacionais e estrangeiros, venceu a solução que propõe um traçado em “S”, afastando-se ao longo de grande parte do percurso da ponte existente. Esta diretriz destaca-se não só pelo distanciamento em relação à Ponte Eiffel, mas também pelo efeito dinâmico que introduz na circulação pedonal. A nova travessia terá um desenvolvimento de 570 metros sobre o rio, com vãos de cerca de 60 metros e uma superestrutura do tipo ponte de tirantes multi-suspensão, com um único plano de tirantes e um tirante por vão. O traçado prolonga-se por rampas de acesso com 60 metros, no lado Norte, e 225 metros, no lado Sul, perfazendo um comprimento total aproximado de 855 metros.
Esta infraestrutura reforça a aposta do município na sustentabilidade ambiental e na promoção dos chamados “modos suaves” de mobilidade, juntando-se a outras medidas como a utilização de veículos elétricos nos Transportes Urbanos de Viana e na frota municipal, bem como à rede de ecovias e ciclovias que percorrem o concelho.