15 de Setembro, 2024

DESPORTO DA REGIÃO

Written by on 15 de Setembro, 2024

15 de Setembro, 2024

DESPORTO DA REGIÃO
Foi mais um fim de semana desportivo, que ficou marcado pelos jogos as 3 da tarde, no campeonato de Portugal as 3 equipas do distrito tiveram sortes diferentes, todas elas a jogarem em casa, o Vianense foi o único que averbou os três pontos ao vencer pela margem mínima o Brito. Já o Limianos sofreu uma derrota caseira, ao perder com o Rebordosa por 1-0. Já o Atlético do Arcos, parece  ser a equipa que defrontou um forte candidato, o Bragança e ao sofreu um e não marcar nenhum, vê assim fugir os 3 pontos. Agora no próximo fim de semana os campeonatos param, para que seja jogada mais uma eliminatória da taça de Portugal, onde o Vianense é o primeiro a entrar em campo, pois joga no sábado no Dr José de Matos e recebe o Portimonense da segunda Liga.
—————-DISTRITAIS 1ª DIVISÃO, JORNADA 2——
Depois de uma paragem, regressaram este fim de semana os campeonatos distritais da  A F de Viana, jogou-se assim  a segunda, na primeira divisão, marcaram-se 23 golos e em casa apenas duas equipas lograram vencer, sendo elas o Vila Fria e o Deocriste, já fora, Melgacense, Cardielense, Castelense e Correlhã, foram buscar pontos fora de portas. Os destaques vão para a vitoria folgada do Cardielense frente ao Ponte da Barca, a vitoria do Correlhã em Arcozelo, depois de estar em desvantagem, o Castelense que foi ganhar em Coura e o empate caseiro do Monção, que parece ser o mais forte candidato deste campeonato. O derbi do Vale do Minho, entre Cerveira e Valenciano, deu em empate e assim ficaram divididos os pontos. Neste momento a equipa mais concretizadora é o Cardielense, que já tem 11 golos marcados e a pior defesa, é a do Ponte da barca que já sofreu 12 golos. Ainda é muito cedo para se vaticinarem posições, mas o Monção parece ser a equipa que mais condições tem para ser o mais forte candidato á subida, no entanto não vai ter a vida facilitada, porque há equipas que se reforçaram bem e que vão contrariar as pretensões dos grandes. O campeonato vai parar no fim de semana para dar lugar á taça, e regressa no dia 29.
—————–SEGUNDA DIVISÃO, JONADA 2——
Esta segunda jornada rendeu  40 golos, o que se salda de bem produtiva destacando-se o Vila Franca, Lanhelas, onde nesta partida se marcaram 7 golos e até foram os donos da casa a se adiantarem no marcador, mas o Lanhelas inconformado com o resultado, conseguiu dar a volta ao resultado e conseguiu uma vitoria confortável. Já o Fachense e o Anha, marcaram aos seus adversários, 5 sem resposta, no caso do Anha, foi o entrar bem no novo relvado, pois neste dia estreou o novo piso sintético do seu recinto desportivo. Já o Torrenses, que se afigura como um dos candidatos á subida, foi ao sempre difícil reduto do Barroselas onde se marcaram 7 golos e conseguiu arrecadar 3 preciosos pontos. A surpresa, talvez tenha sido a derrota do Vianense b em Campos pela margem mínima. Sabe-se que é sempre muito difícil ir buscar pontos em Campos e o Vianense tropeçou assim, perante uma equipa que é sempre candidato á subida. Queremos destacar a formação do Lanhelas, que recebeu alguns jogadores da casa, mas que estavam em outros clubes e que parecem estar a fazer a diferença. O Lanhelas tem uma equipa forte e experiente e promete muita luta até ao final. Outra das equipas que nos parece bem organizada e forte, com bons valores individuais e coletivos, é o Caminha, que surpreende pela positiva. Este vai ser um campeonato longo onde podem não subir 3, pois tudo vai depender do Campeonato de Portugal, mas que será um campeonato muito competitivo, disso não restarão duvidas.
———————DEOCRISTE—3   ANCORA PRAIA—0
Depois de uma derrota caseira na primeira jornada, o Ancora deslocou-se a Deocriste, á procura dos pontos perdidos. Mas do outro lado estava uma equipa igualmente jovem, mas com algum experientes e que fizeram a diferença  no jogo. O Ancora apresentou uma equipa muito jovem, com a grande a  maioria de juniores, que procuravam os pontos perdido em casa na primeira jornada.  Desde cedo deu para perceber que os donos da casa aos poucos iam tomando conta do jogo e conseguindo recuperar bolas, da falta de experiência dos jogadores do Ancora e numa dessa situações poderiam ter aberto o marcador na passagem do minuto 20, quando ganham uma bola á defesa Ancorense e valeu Matos ter retirado a bola, já quase em cima do risco de golo. Durante a primeira parte o Ancora de uma oportunidade, enquanto que o Deocriste dispôs de 3, assim como bater 6 cantos enquanto que o Ancora não teve nenhum. O primeiro da tarde, surge ao minuto 40, num canto a favor dos donos da casa, a bola é colocada na área, Gui afasta com uma palmada, mas a bola fica ao alcance de  Gustavo, que de cabeça, faz o primeiro da tarde. Foi-se para intervalo com o marcador a assinalar, 1-0. Na segunda parte o Ancora procedeu a duas alterações, entrou com mais velocidade e determinado a  chegar á igualdade. Mas ao 10 minutos seria o Deocriste a aumentar a vantagem para 2-0. na transformação de um livre descaído sobre a direita e perto do vértice  esquerdo da baliza de Gui. Aqui, pensava-se que o jogador do Deocriste iria cruzar para a área, para um possível cabeceamento, mas em vez disso, fez o remate á baliza e como Gui se encontrava adiantado, a bola acabou por entrar junto ao vértice direito da baliza do Ancora. Foi sem duvida um grande golo, num remate que enganou tudo e todos. O Ancora acusou o golo e a partir daí, as coisa não saíram tão bem, embora aos 30 minutos tivesse atirado uma bola ao poste. O terceiro, acontece no segundo minuto da compensação de 5 minutos e deve-se a uma perdida no ataque do Ancora, a bola é recuperada por dois jogadores do Deocriste, que em velocidade batem o guarda rede Gui. No computo geral o resultado aceita-se, já que o Deocriste foi a melhor equipa em campo, valeu a sua maior experiência e com uma defesa muito bem organizada, não deixou espaço aos dianteiro do Ancora para atirarem á baliza. Mesmo tendo em linha de conta que ainda estamos no inicio da época, mas ainda há muito a fazer em ambas as equipas, mas bem mais no Ancora. 
CAMPEONATO DE PORTUGAL
LIMIANOS—-0   REBORDOSA—1
VIANESE —–1    BRITO———-0
ATL DOS ARCOS—0   BRAGANÇA—1
CAMPEONATO DISTRITAL 1ª DIVISÃO JORNADA 2
ADECAS————1 MELGACENSE—2
 CARDIELENSE—-5  PONTE DA BARCA–1
ARCOZELO———1  CORRELH×3
VILA FRIA——— 1  LANHESES–0
MONÇÃO———–1  VIT DE PIÃES–1
VALENCIANO——1  CERVEIRA——1
COURENSE———0  CASTELENSE–2
DEOCRISTE——–3   ANCORA——-0
————CLASSIFICAÇÃO——–
1—CARDIELENSE—-9
2—CASTELENSE—–6
3—VILA FRIA——–6
4—MONÇÃO———4
5—VIT DE PIÃES—4
6—CORRELH×—-4
7—CERVEIRA——–4
8—DEOCRISTE——3
9—MELGACENSE—-3
10-ARCOZELO——–3
11–VALENCIANO—-1
12–PON. DA BARCA-1
13–ADECAS———-0
14–ANCORA———0
15–COURENSE——0
16–LANHESES——0
———-SEGUNDA DIVISÃO—JORNADA 2—
VILA FRANCA—2  LANHELAS–5
CHAFÉ———–1   PERRE–3
BARROSELAS—3  TORREENSES–4
CAMINHA——-4   PAÇÔ—1
ANAIS———–0  TAVORA–4
CAMPOS———1  VIANENSE b-0
ANHA ———–5  VALENCIANO b–0
DARQUENSE—0   RAIANOS—2
FACHENSE—–5  ILUSTRE CAMINHA–0
————-CLASSIFICAÇÃO—–
1—FACHENSE—–6
2—TAVORA——-6
3—LANHELAS—-6
4—CAMINHA—–4
5—TORREENSES-4
6—RAIANOS—–4
7—VIANENSE b–3
8—CAMPOS——-3
9—CAMPOS——-3
10–PAÇÔ———-3
11–DARQUENSE-3
12–PERRE———3
13–ANHA———3
14– CHAFÉ——-1
15–VILA FRANCA-0
16–ILUSTRE CAMINHA–0
17–ANAIS—————-0
18–VALENCIANO b——0