Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/radioafi/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Em comunicado a DORVIC do PCP de Viana do Castelo, refere que  PS, PSD e CDS estão alinhados para o privado lucrar e o povo pagar em relação ao negocio do lixo. - Rádio Afifense

1 de Outubro, 2024

Em comunicado a DORVIC do PCP de Viana do Castelo, refere que  PS, PSD e CDS estão alinhados para o privado lucrar e o povo pagar em relação ao negocio do lixo.

Written by on 1 de Outubro, 2024

1 de Outubro, 2024

Em comunicado a DORVIC do PCP de Viana do Castelo, refere que  PS, PSD e CDS estão alinhados para o privado lucrar e o povo pagar em relação ao negocio do lixo. Os comunistas adiantam que face aos comentários do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo sobre aumento de 850% das taxas de depósito do lixo em aterro desde o início do mandato, o que obrigou a retificações orçamentais no município, a Direcção da Organização Regional de Viana do Castelo do PCP denuncia as consequências negativas da privatização dos serviços de gestão e tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos e lembra as responsabilidades de PS, PSD e CDS neste processo. No distrito de Viana do Castelo, este serviço está há 28 anos entregue a 2 empresas: a Resulima (nos concelhos de Viana do Castelo, Ponte de Lima, Ponte da Barca e Arcos de Valdevez) e Valorminho (em Caminha, Valença, Vila Nova de Cerveira, Paredes de Coura, Melgaço e Monção). Constituídas inicialmente por capitais públicos divididos entre a Empresa Geral de Fomento  e os municípios, a maioria do capital de ambas pertence hoje ao grupo Mota-Engil e as taxas que imputa aos municípios são das mais elevadas do País e traduzem a política de maximização do lucro do accionista.

Os comunistas Vianenses referem que no Dia Nacional da Água,  não podem deixar de alertar para as semelhanças deste nebuloso processo com o que sucede no serviço de abastecimento e saneamento de águas no distrito após a criação da AdAM, em 2020. Temos assistido, desde então, ao aumento brutal de taxas sobre o consumidor e à degradação do serviço, no que pode ser uma etapa intermédia da privatização que nem PS nem PSD desmentem, como ficou provado quando recusaram o projecto-lei do PCP que garantia a natureza pública da gestão dos sistemas de abastecimento de águas e saneamento.

Para finalizar a sua nota, referem  “pela sua parte, o PCP não desiste e tomará a iniciativa nas Assembleias Municipais, na Assembleia da República e junto das populações com propostas concretas para que a recolha e tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos na região regresse à esfera pública, pondo fim à escalada de taxas e à sangria de recursos públicos para o negócio do lixo.”