16 de Novembro, 2025
FUTEBOL DISTRITAL
jornada 9 do campeonato distrital de futebol da 1ª divisão.
.
Jogou-se a jornada 9 do campeonato distrital da primeira divisão da AF de Viana, um campeonato que está cada vez mais competitivo, até porque nas ultimas três jornadas, houve mudança de líder e neste momento são 10 as equipas que lutam pela liderança e todos estão a ver que falha mais, o que dado a qualidade das equipas, nem é muito difícil de acontecer. Esta foi uma jornada de certa maneira pouco produtiva em golos, já que se marcaram 26 golos, 10 os visitantes e 16 os visitados. Só uma equipa logrou ir vencer fora,que foi o Vitorino de Piães, tendo em conta que o jogo do Ancora em Arcozelo, era referente a Ancora-Arcozelo, mas como o Ancora está a colocar um novo relvado sintético, está a realizar todos os jogos fora de portas. No entanto destaca-se a partida em que se marcaram mais golos e foram 5, os que aconteceram no campo dos Monções, em que o Cardielense marcou 4 e sofreu 1. Depois tivemos a vitoria do Ponte da Barca em casa frente ao ultimo classificado, aqui marcaram-se 4, mas parece que o Deocriste esteve em melhor plano que nas ultimas partidas, tendo em conta o valor dos Barquenses. Em Cerveira havia jogo grande e com cambalhota no marcador, duas mas melhores equipas deste campeonato a defrontarem-se, no entanto o acreditar dos donos da casa, terá sido a tónica dominante para ficarem com os 3 pontos. No entanto o jogo grande aconteceu no Castelo, em que a equipa da casa, retirou da liderança os Arcoenses, que não chegaram a aquecer o lugar na liderança, tal como havia acontecido na ultima jornada ao Caminha. Neste momento há pelo menos 10 equipas que pelo seu valor, podem entrar na corrida se tivermos em conta que cada vez temos campeonatos com equipas melhor trabalhadas, com mais qualidade, tanto no coletivo como em termos individuais e isso tem-se verificado com as constantes mudanças na liderança.
.
————-APRECIAÇÃO DA JORNADA—-
CARDIELENSE–4 LANHESES–1
Sabe-se quanto é difícil ir roubar pontos ao Cardielense, desta vez recebia o antepenúltimo classificado e parece que as coisas ficaram mais simplificadas, ao intervalo os donos da casa ganhavam por 3-0, o que lhe dava certas garantias de arrecadar os 3 pontos. No segundo tempo, marcaram-se 2 golos um para cada lado e assim o Cardielense com esta vitoria mantém-se na 8ª posição com o mesmo numero de pontos que o Barca que igualmente venceu o seu jogo e que também marcou 4.
MELGACENCE–0 VITORINO DE PIÃES—2
Não era considerado jogo fácil para qualquer dos lados se por um lado o Piães vinha de uma vitoria folgada sobre o Caminha, o Melgacense procura a todo o custo sair das ultimas posições. O Piães vai para intervalo com a vantagem mínima, o que obriga os donos da casa a andarem atrás do restado, mas parece que não encontraram argumentos suficientes para contrarias o Piães que parece estar em crescimento de forma. Com esta vitoria o Piães sobe uma posição, é agora quarto classificado em igualdade pontual com o Caminha e Cerveira, já o Melgacense mantém a 13ª posição.
COURENSE 2 CAMINHA–1
Em pouco mais de tres jornadas, o Caminha cai da primeira para a 6ª posição, dado ter averbado duas derrotas consecutivas. No entanto e noticias vindo a lume a semana passada pelo Caminha 2000, dão conta que A direção do Atlético Clube de Caminha (ACC) está em rutura com a Sociedade Desportiva por Quotas (SAD) e isso pode estar a refletir-se na equipa onde pode haver limitações em termos de jogadores. Os donos da casa, marcaram cedo, o que certamente veio a complicar as coisas para o Caminha que chega a intervalo a perder pela margem mínima. No entanto tudo estava em aberto para o segundo tempo,onde por norma o Caminha marca sempre, mas desta vez, não o suficiente para levar pontos, pois no segundo tempo ambas marcaram e assim o Courense regressa á liderança que havia perdido há três jornadas atrás. O Courense sobe da terceira para a primeira posição, embora empatado com o Valenciano, já o Caminha cai da segundo para o sexto lugar e viu-se apanhado pelo Cerveira e Piães-
CERVEIRA–2 CORELHÖ1
Esta era uma partida para tripla, dado o valor de ambas as equipas e aqui havia que não errar, porque isso poderia ser fatal. O Correlhã foi o primeiro a adiantar-se no marcador. Mas isso apenas aconteceu no segundo tempo,porque as equipas foram para o balneário em branco nos primeiros 45 minutos. Os golos estavam agendados para o segundo período e foi o Correlhã a desfazer a igualdade. Só que a jogar em casa o Cerveira perante o seu publico tinha que mostrar trabalho e chega ao empate, mas parece que nem com este se contentou e acabou na reta final por fazer o segundo e assim aplicar a segundo derrota na era Joaquim Passos. O Cerveira com esta vitoria sobe á quarta posição, apanha o Caminha e fica a 2 pontos dos lideres. Já o Correlhã, mantém a 10ª posição, mas vê afastar-se afastar-se o Cardielense, que leva agora uma vantagem de 6 pontos-
ANCORA–0 ARCOZELO 3
O Ancora sofre uma derrota de certa maneira pesada, por tudo aquilo que tem vindo a fazer neste campeonato, mas também o histórico nos diz que o Ancora não consegue pontuar em Arcozelo. O Arcozelo marcou ainda no decorrer da primeira parte e esperava-se uma reacção da equipa do Ancora, mas acabaria por ser o Arcozelo a fazer o segundo, que terá matado o jogo, aconteceria ainda o terceiro, mas certamente já numa fase em que a partida estaria resolvida. Com esta vitoria o Arcozelo salta da linha de despromoção e sobe á 13ª posição, já que era penúltimo classificado. Já o Ancora mantém a 11ª posição empatado com o Fachense, já que ambos perderam nesta jornada.
VALENCIANO–2 FACHENSE—1
O Fachense averbou a terceira derrota consecutiva, desta vez frente a um Valenciano muito forte, no entanto ainda bateu o pé aos donos da casa que foram para intervalo apenas com a vantagem mínima. O Valenciano chegou no segundo tempo ao 2-0, o Fachense ainda animou a partida ao fazer o 2-1, mas o resultado não viria mais a ser alterado e assim os pontos ficaram em casa. A vitoria foi mais que importante para o Valenciano que assim salta da quarta para a primeira posição. Já o Fachense que de há três jornadas a esta parte desce duas posições, mantém-se o 12º lugar em termos de igualdade pontual com o Ancora.
CASTELENSE–2 ATLÉTICO DOS ARCOS—1
Ao perder em Castelo de Neiva, o Atlético e tal como havia acontecido ao Caminha, não chegou a aquecer o lugar na liderança. Esta deslocação ao Castelo, era considerada de muito complicado, pois não é fácil, mas sim muito complicado marcar golos em casa ao Castelense. A equipa da casa entrou forte no jogo e o jogo foi resolvido na primeira parte, o Castelense chega ao 2-0, no entanto o Atlético faz o 2-1 e assim relança a partida, mas no segundo tempo os golos não apareceram e assim o Castelense consegue um importante vitoria e retira a liderança aos Arcoenses. Com esta derrota ao Atlético dos Arcos salta da primeira para a terceira posição na tabela, enquanto que o Castelense mantém-se na sétima posição-
PONTE DA BARCA–4 DEOCRISTE–0
O Ponte da Barca, consegue uma vitoria aparentemente fácil sobre o lanterna vermelha do campeonato, até porque na balança, esta pendia para o favoritismo dos donos da casa. O Barca foi para intervalo a vencer por 3-0 e tudo indicava que poderia haver goleada, mas no segundo tempo apenas se marcou um golo e assim o Deocriste continua na cauda da tabela com a agravante de ter visto fugir o Arcozelo que era penúltimo.
–
.
CARDIELENSE -4 LANHESES—1
MELGACENSE-0 VIT PIÃES—-2
COURENSE—-2 CAMINHA—1
CERVEIRA—–2 CORRELHÃ.–1
ANCORA —–0 ARCOZELO–3
VALENCIANO-2 FACHENSE–1
CASTELENSE–2 ATL ARCOS–1
P. DA BARCA-4 DEOCRISTE–0
–
————CLASSIFICAÇÃO———-
1—COURENSE——–19
2—VALENCIANO—-19
3—ATL ARCOS—- –18
4—VBIT DE PIÃES–17
5—CERVEIRA——–17
6—CAMINHA——–17
7—CADSTELENSE–16
8—PONTE BARCA—15
9—CASTELENSE—-15
10–CORRELH×—–9
11–ANCORA———–8
12–FACHENSE ——8
13–ARCOZELO—- —7
14–MELGACENSE– – 5
15–LANHESES– — -4
16–DEOCRISTE— – -1
.
—–SEGUNDA DIVISÃO JORNADA 9
–
A jornada 9 da segunda divisão rendeu desta vez apenas 26 golos, os donos da casa marcaram 15 e os visitantes ficaram-se pelos 11. Há a destacar a vitoria do Neves frente ao Vianense b, do ADECAS frente ao Chafé, a vitoria tangencial do Távora frente ao Campos, o empate do Lanhelas em Raianos e a primeira vitoria no campeonato do Ilustre Caminha. Este é um campeonato em que há 11 equipas com possibilidade de subida, já que voltamos a ter um campeonato com equipas muito bem apetrechadas, a trabalhar bem e a mostrar qualidade. Nesta altura temos um Távora que parece que começa a destacar-se, mas nada quer dizer se tivermos em conta o percurso deste na época passada, que foi a melhor equipa e a liderar e na reta final perdeu o comboio da subida. Destaca-se o Neves que tem vindo a subir na tabela, bem como o ADECAS que já é segundo classificado, deixando para trás equipas como o Lanhelas e Raianos, embora com o mesmo numero de pontos. Certamente que vamos ter campeonato até ao fim, dado o equilíbrio que parece pautar-se entre 11 1 12 equipas.
NEVES–2 VIANENSE b–1
O Neves está bem lançado neste campeonato, depois de um período menos bom, mas que foi rapidamente recuperado, já é segundo classificado e com a moral elevada. Desta vez recebia o Vianense B, que é sempre uma equipa de grande valor, embora neste momento esteja a meio da tabela. O Neves entrou bem na partida e na primeira parte faz 2 golos sem resposta, o que lhe dava garantias de conseguir os três pontos. O Vianense andou atrás do resultado, na parte final consegue marcar e ainda tentou relançar a partida, mas os donos da casa muito bem organizados, conseguiram garantir os três pontos. Esta é uma vitoria importante do Neves, primeiro porque vencia o Vianense e a segundo porque salta assim da quarta para segunda posição, embora com o mesmo numero de pontos que o Lanhelas, ADECAS e Raianos.
VILA FRANCA—4 ANAIS–1
O Vila Franca recebia o Anais ultimo classificado, que esta época parece estar mais enfraquecido. O favoritismo ia para os donos da casa, não só porque defrontavam o lanterna vermelha, mas também pela posição que ocupam na tabela. Na primeira casa os donos da casa marcaram 4, o que lhes deu certamente maior confiança para o segundo tempo, só que neste ficaram em branco e ainda viram o Anais marcar um. O Anais continua com a lanterna vermelha, enquanto que o Vila Franca mantém-se na sexta posição com o mesmo numero de pontos que Torreenses.
ANHA—1 PERRE–2
O Perre foi desfeitear a equipa da casa ao vencer por 1-2, numa partida entre duas equipas que estavam separadas apenas por um ponto, com vantagem para o Perre, no entanto ambas as equipas mantém as posições que ocupavam na tabela.
RAIANOS–0 LANHELAS—-0
Jogo grande entre duas equipas que se encontravam em pé de igualdade pontual na segunda posição, duas equipas candidatas, mas que nem uma nem outra conseguiram chegar ao golo. Assim ficaram repartidos os pontos, mas que fazem ambas mudar de posição na tabela. Assim ambas se vêem ultrapassadas pelo ADECAS e Neves e descem da segunda para a quarta posição.
TÁVORA—1 CAMPOS –0
Esta era um partida que poderia mudar o topo da tabela classificativa, no entanto tal não se viria a confirmar, pois o Távora ao vencer, mantém a liderança e aumenta para 5 os pontos de vantagem, para aqueles que seguem na segunda posição. O Campos com esta derrota, mantém a 9ª posição na companhia do Chafé que também perdeu nesta jornada.
PAÇÔ—0 VILA FRIA—1
O Vila Fria foi a Paçô e com mais ou menos dificuldade consegue três preciosos pontos, que embora pela margem mínima permitem igualar o Vianense na tabela, o Paçô mantém-se na 14ª posição.
DARQUENSE–1 TORREENSES—4
O Darquense bateu o pé ao favoritismo do Torreenses, as equipas foram para intervalo empatadas a uma bola o que animou de certa maneira os donos da casa. No entanto no segundo tempo veio ao de cima o maior poderio do Torreenses, que marcam três golos sem resposta e assim acabam por conseguir um resultado confortável. O Darquense cai para a penúltima posição, enquanto que o Torreenses, mantém a 6ª posição.
ADECAS—3 CHAFÉ—1
Vitoria nada fácil do ADECAS, em casa frente ao Chafè que tem vindo a fazer um bom campeonato, numa primeira parte pautada pelo equilíbrio no marcador, em que as equipas foram para balneário com a vantagem mínima para os donos da casa. No segundo tempo houveram mais golos, os donos da casa marcaram 2 e sofreram um e assim arrecadaram os 3 pontos, que lhes garantiram subir da 4ª para a 2ª posição embora com a companhia do Neves, Raianos e Lanhelas.
ILUSTRE CAMINHA—3 CABAÇOS–1
Esta foi uma jornada importante para o Ilustre Caminha, que assim consegue averbar a primeira vitoria no campeonato e sobe 3 posições na tabela igualando o Cabaços que tinha 4 pontos.
–
NEVES ———2 VIANENSE b.—1
VILA FRANCA- 4 ANAIS——–1
ANHA——– -1 PERRE——–2
RAIANOS—– 0 LANHELAS–0
TAVORA ——-1 CAMPOS—-0
PAÇÔ ———-0 VILA FRIA—1
DARQUENSE- 1 TORREENSES-4
ADECAS—— 3 CHAFÉ——-1
ILUSTRE CAM.-3 CABAÇOS—-1
–
———————CLASSIFICAÇÃO———
1—TAVORA——–24
2—RAIANOS——20
3—LANHELAS—-20
4—NEVES———-19
5—ADECAS——–19
6—TORREENSES-18
7—VILA FRANCA-18
8–CHAFÉ———-14
9—CAMPOS——-14
10–VIANENSE b- 13
11–VILA FRIA—-13
12–PERRE———12
13–ANHA——– -8
14–PAÇÔ——— -7
15–ILUSTRE CAM–4
16–CABAÇOS——-4
17–ANAIS———-0
.
———CAMPEONATO DE PORTUGAL JOGO EM ATRASO—
RIBEIRA BRAVA–1 LIMIANOS–1, Com este empate o Limianos soma mais um ponto e leva agora a vantagem de 3 pontos sobre o Chaves b, segundo classificado, já o Vianense que está mergulhado na linha de despromoção, vai ter a oportunidade de ali sair no próximo domingo, para isso basta vencer o jogo que tem em atraso, frente ao Camacha-