17 de Março, 2024
FUTEBOL DISTRITAL
A 5 jornadas de finalizar o campeonato distrital da primeira divisão da AF de Viana, tudo parece bem encaminhado para que o Atlético dos Arcos se venha a sagrar campeão e a próxima jornada, pode clarificar um pouco mais a situação no topo da classificação. Primeiro, porque o Atlético dos Arcos, se desloca a Ancora e depois porque o Monção recebe o Ponte da Barca, assim os resultados desta jornada, podem ser decisivos para um distanciamento, ou não na tabela. Nesta serie de 5 jogos que faltam para completar campeonato, parece que o Monção, terá a tarefa mais facilitada, pois vai aos Arcos, que é o jogo das decisões, recebe o Barca e Deocriste, vai a Coura e recebe o Correlhã. Já o Atlético dos Arcos, vai ao Ancora, recebe o Monção e Ponte da Barca, vai a Deocriste e recebe o Courense. Á espreita e embora tenha perdido nesta jornada, está o Cardielense, que pode aspirar para chegar á segunda posição, embora não dependa só de si, já que recebe o Courense, vai á Correlhã, recebe o Piães, vai ao Castelo e recebe o Neves. Parece que a próxima jornada, pode vir a ser decisiva, para encontrar o campeão.
Esta jornada 25, rendeu 31 golos, o que foi muito produtiva, mas também foi a jornada das surpresas, já que o Deocriste ao vencer o Cardielense, retirou este da segunda posição e sobe assim á 11ª posiçõ, já um pouco mais confortável. Esta foi uma partida em que o Deocriste marcou cedo e o Cardielense ficou reduzido a 10, o que terá certamente contribuído para que a equipa da casa se motivasse e chegasse assim á vitoria. Nos Arcos, a equipa recebia o Valenciano, foi uma partida onde os donos da casa estiveram muito tempo por cima do jogo, foram os que melhores oportunidades tiveram de abrir o marcador, mas o marcador teimava em não funcionar. No entanto e quando já tudo se preparava para que os pontos fossem divididos, ex que o Atlético, faz o golo que lhe valeu os três pontos e manter a distancia para a concorrência. Em Monção a equipa da casa, tinha uma tarefa nada fácil pela frente, recebia o Ancora Praia, jogo de certa maneira dividido em que o Monção chega á vantagem já no cair do pano da primeira parte, depois de um certo equilíbrio e sem grandes oportunidades para golo. No segundo tempo o Ancora tentou reagir á desvantagem mas acabaria por ficar reduzido a 10 e uma grande penalidade acabaria por definir o resultado final. Em Coura, a equipa da casa, não teve grandes dificuldades em vencer o Melgacense e deixa-os numa posição nada confortavel na tabela classificativa, já que está apenas a 2 pontos acima da linha de agua. Na Correlha, o Lanheses foi á procura de pontos e equilibrou a partida, chegando a estar empatados a 2 golos, durante muito tempo da segunda parte, só que na parte final o Correlhã consegue arrecadar os 3 pontos e assim deixa o Lanheses na penúltima posição. Já no Castelo de Neiva a equipa da casa recebia o Távora á procura de pontos para se distanciar dos lugares de despromoção e os pontos acabaram por ser divididos e assim o Távora beneficiando da derrota do Lanheses, distancia-se desta equipa e está agora a dois pontos de vantagem. O Vitorino de Piães, recebia o Cerveira e o resultado mostra que não terá sido um jogo muito equilibrado, assim somando 3 pontos a equipa da casa, sobe na tabela classificativa e ocupa agora a quinta posição. O Ponte da Barca – Neves, teoricamente era uma partida de sentido único, dado o valor de ambas as equipas, no entanto o Neves resistiu bem durante a primeira parte, onde as equipas foram para o balneário empatadas sem golos. Na segunda parte, o Barca marcou cedo, e com alguma facilidade ampliou o resultado. O Neves foi abaixo fisicamente e sem muitas opções, não encontrou soluções para contrariar o maior poderio do Ponte da Barca. Com esta derrota o Neves fica a 9 pontos de sair da linha de despromoção e parece ter o seu destino traçado nesta época.
A luta neste momento parece mais acesa na parte final, que no cimo da tabela, pois neste momento, Neves, Lanheses, Távora, Melgacense e mesmo Correlhã, ainda não tem as suas posições garantidas, embora o Neves, seja a equipa que em piores condições de sobrevivência neste campeonato se encontra.
—————————-SEGUNDA DIVISÃO—————
A jornada 27 da segunda divisão, rendeu 29 golos e teve uma partida adiada, o Paçô– Raianos. O destaque vai certamente para a vitoria do Torreenses em Adecas e as vitorias folgadas do Arcozelo, por números pouco habituais e do Vila Fria, que até começou o jogo a perder. O outro jogo grande da jornada, acontecei em Campos, onde a equipa da casa recebia o Condor, a partida acabaria empatada e assim os pontos foram divididos, mantendo vivas as aspirações de ambas as equipas. Refira-se que nesta jornada apenas 3 equipas lograram vencer em casa e outras tantas fora. Neste campeonato, onde este ano vão ser 3 as equipas que vão subir á primeira divisão, uma vez que o Limianos já garantiu a permanência, pelo menos no campeonato de Portugal, há 8 equipas que lutam pela subida, muito embora, o Arcozelo, praticamente já a tenha assegurado. Faltam agora 7 jogos e para os primeiros 8 são outras tantas finais. Tudo isto acontece, depois de uma certa qualidade que se vem a verificar neste campeonato, onde mais de metade das equipas participantes, são muito equilibradas e tem demonstrado boa qualidade técnica e com planteis amplos.
———————-MONÇÃO–2 ANCORA PRAIA–0
O Ancora, deslocou.se ao Manuel Lima em Monção, para jogar em relva natural e diga-se que o Ancora não se tem dado muito bem em campos de relva natural, pois tem demonstrada uma falta de adaptação. No entanto o pensamento com que a equipa partiu para este jogo, era o de conseguir os 3 pontos. Foi uma partida onde o Ancora não terá estado ao seu melhor nível, tendo em conta que do outro lado estava um candidato, mas nem assim a equipa esmoreceu. Não foram muitos as oportunidades criadas por ambas as equipas no decorrer da primeira parte, em que o Monção se adianta no marcador nos instantes finais do primeiro tempo. O Ancora foi para intervalo a perder, mas como é habitual a equipa reage sempre bem a resultados negativos e até teve uma grande oportunidade para empatar a partido, num remate de Lucas, mas a bola caprichosamente acaba por sair a raspar a tinta do poste da baliza Monçanense. O Ancora teve ainda uma situação em que Geraldes se isola o guarda redes sai e derruba o jogador, mas o arbitro nada assinala. O Monção faz o segundo na transformação de uma grande penalidade e assim mata o jogo. O Ancora esteve reduzido a 10, já que Nuno Santa Marta, acabaria por ver o vermelho e assim vai ficar de fora, pelo menos na próxima partida. O Ancora recebe agora no domingo o Atlético dos Arcos, que pode vir a ser o jogo da decisão final para o líder do campeonato, tudo vai depender deste e outros resultados que se venham a verificar
PRIMEIRA DIVISÃO JORNADA- 25
DEOCRISTE—-3 CARDIELENSE—-2
ATL ARCOS—-1 VALENCIANO—-0
MONÇÃO— -2 ANCORA——–0
COURENSE —3 MELGACENSE—1
CORRELHÃ — 4 LANHESES——-2
CASTLENSE – -2 TAVORA———-2
VIT PIÃES— -3 CERVEIRA——-1
P.BARCA— —4 NEVES———-1
—-CLASSIFICAÇÃO——–
1—ATL DOS ARCOS—64
2—MONÇÃO———–54 – 1 jogo
3—CARDIELENSE—–52
4—VALENCIANO—–48
5—VIT PIÃES———42
6—P. DA BARCA——-40
7—ANCORA PRAIA—40
8—CERVEIRA———37
9—COURENSE——–32
10–CASTELENSE—–26
11–DEOCRISTE——-25
12–CORRELH×—–24
13–MELGACENSE—-20
14–TAVORA———–19
15–LANHESES——–17
16–NEVES————-10
————-SEGUNDA DIVISÃO JORNADA 27
VILA FRANCA—1 ANAIS———0
LANHELAS —- 0 DARQUENSE—3
CAMPOS — –1 CONDOR—–1
VILA FRIA—– 5 FACHENSE—–1
ARCOZELO — 8 ANHA—1
ADECAS——–1 TORREENSES—2
PERRE——- — 0 CHAFÉ———-4
PAÇÔ——- RAIANOS—— adiado para 29-3-24
folgou Barroselas
1—ARCOZELO—58 – 1 jogo
2—VILA FRIA—54
3–ADECAS——-52
4—CONDOR—–50
5—CAMPOS—–49
6—TORREENSES-49
7—FACHENSE—-48
8—BARROSELAS–46
9—VILA FRANCA–39
10–CHAFÉ———-39
11–RAIANOS——35
12–LANELAS——21
13–ANAIS———19
14–PAÇÔ———–14
15–DARQUENE—11
16– ANHA———10
17–PERRE———-6
16
FACHENSE–
—————————-