21 de Abril, 2024
FUTEBOL DISTRITAL.
No campeonato distrital da primeira divisão, jogou-se a penúltima jornada, a ultima joga-se a 12 de Maio, rendeu 28 golos e para este numero, muito contribuiu o Melgacense, ao marcar 5 ao já despromovido Neves. Nesta jornada apenas duas equipas lograram vencer em casa e foram elas o Correlhã e o Távora, que parece respirar agora um pouco mais de alivio. O Atlético dos Arcos, que começou a perder em Deocriste, conseguiu dar a volta ao resultado e acabou com uma vitoria folgada. Em Coura a equipa da casa recebia os seus vizinhos de Monção, que já havia assegurado o segundo lugar e a presença na primeira eliminatória da taça de Portugal e foram os visitantes a levar os 3 pontos. A surpresa foi o Valenciano, não por ter vencido, mas sim pela margem conseguida em Vitorino de Piães, já que marcou 3, num campo onde os visitantes encontram sempre dificuldades em marcar golos. Já o Cardielense foi ao Castelo e mostrou a sua raça, venceu por dois golos sem resposta e assegura a terceira posição no campeonato. O Neves, sofreu uma pesada derrota, frente a outra equipa que mora nas ultimas posições da tabela, mas que pode ter garantido a permanência, até porque tem um jogo em atraso com o Monção e que vai ser realizado na quinta feira. Por ultimo a derrota caseira do Cerveira, frente ao Ponte da Barca, parece ser a mais surpreendente, já que o Cerveira em casa é sempre muito forte. Agora tudo se prepara para uma ultima jornada onde se vai lutar para fugir á 15ª posição que agora é ocupada pelo Lanheses com 21 pontos e que na ultima jornada vai recebe o Cerveira e tem ainda o Távora, que soma 24 pontos e vai a Melgaço. Caso o Lanheses vença o Cerveira e o Távora perca em Melgaço, ambas ficam com 24 pontos e aqui vai valer o melhor resultado obtido nos confrontos diretos. No entanto há uma luta pela 5ª posição, onde se encontram três equipas nessa posição com 46 pontos (Ancora, Vitorino de Piães e Cerveira) e na 8ª posição está o Ponte da Barca a um ponto. Neste campeonato, tem que se apontar a situação do Correlhã, que começou mal, já se vaticinava que a equipa poderia descer de divisão, mas que acabou por superar todas essas dificuldades e acaba numa confortável posição. O Correlhã começou com o Israel Rodrigues, que fez um notável trabalho no Ancora Praia, mas que as coisas não correram bem no Correlhã e veio a ser substituído por Adriano Matos, que conhecem bem a casa e encetou uma notável recuperação. As equipas que vieram da segunda divisão, garantem a permanência e acabam por cair nos lugares de despromoção, alguns dos históricos do futebol Vianense, como o Neves, equipa que durante muitas épocas andou pelos nacionais e mesmo o Lanheses que neste momento ainda não terá definida a sua posição final.
————————-SEGUNDA DIVISÃO————-
Passam agora a faltar 3 jornadas para finalizar o campeonato da segunda divisão, em que a ultima jornada acontece a 12 de Maio. mas já há duas equipas que garantiram a subida, primeiro foi o Arcozelo e agora junta-se o Vila Fria, abrindo uma luta serrada pela terceira posição. Nesta jornada 31, foi muito fraca em golos marcados, pois só se marcaram 23 e nenhuma equipa logrou ir vencer fora. O Arcozelo, já sem preocupações e com o futuro decidido, recebia o Condor que há três épocas luta pela subida, a derrota deixava o Condor fora da corrida ao terceiro lugar, mas não foi alem de uma igualdade, que ainda deixa algumas esperanças, não dependendo apenas de si. O Vila Fria recebia o Campos, outra equipa que apostou no regresso á primeira divisão, mas foram os donos da casa a ficar com os três pontos e assim garantiram a segunda posição e deixam o Campos na sétima posição, embora com possibilidades remotas de chegar ao terceiro lugar, mas que na pratica poucos acreditam. O Lanhelas voltou aos golos e aos pontos, ao empatar a duas bolas em Vila Franca. Já o Perre, somou mais tres pontos ao bater o Darquense, Paçô e Anais não foram alem de uma igualdade e mantém a posição na tabela classficativa. Já o Barroselas, venceu o Anha, soma mais três pontos e está a 3 pontos da terceira posição. O agora terceira classificado o ADECAS, venceu o Fachense e assim garante para já a terceira posição, embora a concorrência aperte, mas parece uma equipa motivada. O Torreenses, goleou em casa o Chafé e está a 3 pontos do ADECAS. Neste momento há muita concorrência para a terceira posição, pois na luta estão o ADCAS, com ligeira vantagem, na perseguição encontram-se o Torreenses, Barroselas, Condor e o Campos, matematicamente ainda está na luta. Quem parece ter perdido o comboio, foi o Fachense, pois a derrota em ADECAS, deixa-o mais distanciado do terceiro lugar. A próxima jornada pode ser decisiva para definir posições, pois o Campos recebe o Arcozelo e em caso de derrota, fica afastado da subida, O DECAS vai ao sempre difícil Anais. Tarefas mais facilitadas parecem ter o Condor que recebe o Perre e o Torreenses que vai a Anha.
———————–CORRELHÃ –2 ANCORA PRAIA—1
O Correlhã, que vinha se uma serie seguida de relutados positivos, recebia o Ancora Praia, numa tarde onde a temperatura assinalava 27 graus e que obrigou a serem efetuadas alguma paragens de jogo para os jogadores se refrescarem, com muito publico a assistir a uma partida que só conheceu golos na segunda parte. A primeira parte foi pautada por um certo equilíbrio, com algumas jogadas de perigo para ambos os lados. Aos 20 minutos o Ancora ameaçou a baliza de Giga, com um remate de Lucas, mas a bola acabaria por sair ao lado. Logo a seguir respondeu o Correlhã, numa jogada rápida pela direita, mas o remate sai ao lado da baliza de Gui. Aos 27 minutos surge a grande oportunidade do Ancora abrir o marcador, mas o remate vai embater na trave da baliza de Giga. Aos 42 minutos numa jogada de ataque por parte do Ancora a bola é colocada na área para o cabeceamento forte de Vital que obriga a uma enorme defesa de Giga, que parece ter-se lesionado nesta jogada, pois na segunda parte veio a ser substituído por João Tomas. Aos 43 minutos foi a grande oportunidade para o Correlã marcar, quando Pimenta se isola e com Gui fora da baliza, tenta o remate, mas a bola acaba por sair ao lado. O intervalo chegou sem golos e no segundo periodo, foi o Correlhã aos 4 minutos a chegar ao golo por Pimenta, que recebe um cruzamento da dieita e atira para o sitio certo. Aos 14 minutos volta a ser o Ancora a ameaçar com Guilherme Vaz a atirar ao lado. Sos 20 minutos surge mais uma contrariedade para o Ancora, que fica reduzido a 10 por expulsão de Gonçalo Figueiras. Aos 23 minutos foi a vez do Correlhã atirar ao poste da baliza do Ancora e aos 28 minutos o Ancora iguala a partida. O Correlhã passa para a frente do marcador na passagem do minuto 28, numa jogada conduzida pelo lado esquerdo a bola é colocada na área em Yuri Silva, acabado de entrar que num remate colocado, coloca de novo os donos da casa na frente do marcador. O Ancora ainda teve uma oportunidade de chegar de novo ao empate aos 40 minutos, numa jogada conduzida por Mendes, mas o remate acaba por sair ao lado. O resultado acaba por se aceitar, pela maior eficácia dos donos da casa que na segunda parte estiveram melhor, talvez por estarem em vantagem numérica. O Ancora nunca baixou os braços mesmo com 10, mas o histórico diz que o Ancora nunca conseguiu vencer na Correlhã e assim sendo, vai-se mantendo a tradição.
FUTEBOL DISTRITAL primeira divisão, penúltima jornada, 29
CORRELH×—2 ANCORA PRAIA—1
COURENSE——0 MONÇÃO———-2
DEOCRISTE—–1 ATL DOS ARCOS—4
VIT. DE PIÃES–1 VALENCIANO—–3
CASTELENSE—0 CARDIELENSE–2
TAVORA———2 LANHESES—1
NEVES———–1 MELGACENSE–5
CERVEIRA——-1 PONTE DA BARCA–2
——————-CLASSIFICAÇÃO—–
1—ATLE DOS ARCOS–73
2—MONÇÃO ———–67
3—CARDIELENSE——58
4—VALENCIANO——-51
5—VIT PIÃES———-46
6—CERVEIRA———-46
7—ANCORA————46
8—PONTE BARCA—–45
9—CORRELH×——38
10–COURENSE———35
11–DEOCRISTE——–30
12–CASTELENSE——27
13–MELGACENSE—–25
14–TAVORA———–24
15–LANHESES——–21
16–NEVES————-13
———-SEGUNDA DIVISÃO JORNADA 31——
ARCOZELO——1 CONDOR–1
VILA FRIA——2 CAMPOS–1
VILA FRANCA–2 LANHELAS–2
PERRE———–2 DARQUENSE–0
PAÇÔ————2 ANAIS——-2
BARROSELAS– 3 ANHA—0
ADECAS———1 FACHENSE–0
TORREENSES–4 CHAFÉ—0
———–CLASSIFICAÇÃO———-
1—ARCOZELO———71
2—VILA FRIA———67
3—ADECAS————58
4—TORREENSES—–55
5—BARROSELAS—–55
6—CONDOR———–55
7—CAMPOS———–53
8—FACHENSE——–52
9—VILA FRANCA—-47
10–CHAFÉ————43
11–RAIANOS——– 42
12–ANAIS————23
13–LANHELAS——-23
14–PAÇÔ————-19
15–ANHA————14
16–DARQUENSE—-12
17–PERRE————9
—————————————