8 de Fevereiro, 2026

FUTEBOL DISTRITAL

Written by on 8 de Fevereiro, 2026

8 de Fevereiro, 2026

FUTEBOL DISTRITAL
PRIMEIRA DIVISÃO JORNADA 20
.

Jogou-se a 20.ª jornada da Primeira Divisão da AF de Viana, antes de uma paragem do campeonato que servirá para acerto de calendário e realização de jogos da Taça da AF de Viana. Esta jornada rendeu um total de 26 golos: os donos da casa apontaram 11, enquanto os visitantes foram mais produtivos, com 15 golos marcados.

Nesta ronda destacavam-se as partidas realizadas na Correlhã, onde houve dérbi limiano. A vitória sorriu aos donos da casa, num jogo com muitos golos e bastante emoção. Em Valença, o líder Castelense tinha uma tarefa nada fácil, até porque o Valenciano vinha de dois resultados negativos. Ainda assim, marcaram-se sete golos num encontro agradável para quem assistiu, e os valencianos não conseguiram travar o líder do campeonato.

Destaque ainda para a vitória, embora pela margem mínima, do Ponte da Barca em Âncora. Este resultado mantém a equipa na segunda posição e representou a primeira derrota do Âncora este ano, desde o regresso ao seu campo após a colocação do novo piso sintético. O Atlético dos Arcos, como lhe competia, somou mais três pontos em casa. O Courense foi vencer a Lanheses e entra numa senda de bons resultados, o Cardielense triunfou no terreno da Facha, equipa que recentemente mudou de treinador, e o Cerveira foi vencer ao último classificado.

DEOCRISTE—0   CERVEIRA—4

Parecia que o Deocriste começava a dar sinais de subida de rendimento, mas desta vez recebeu um Cerveira forte e bem organizado, tanto coletiva como individualmente, e o resultado acabou por ser claramente desnivelado. A equipa do Deocriste continua à procura de um resultado que lhe traga confiança, mas esse tarda em aparecer. Soma apenas um ponto em dezoito jornadas já disputadas, apresentando o pior ataque e a pior defesa do campeonato. A próxima jornada também não se afigura favorável, uma vez que a formação de Deocriste se desloca ao reduto do Âncora. Já o Cerveira mantém-se na sétima posição da tabela, em igualdade com os seus vizinhos de Valença, e na próxima ronda recebe o Fachense.

CORRELH×–3  VITORINO DE PIÃES—2

Este era um dérbi entre equipas de Ponte de Lima, o Piães que tem perdido pontos, mas que é sempre uma equipa que pode aparecer de um momento para o outro e foi bater o pé à Correlhã, equipa que vinha de uma vitoria caseira há quatro dias atrás e frente ao Valenciano. A equipa da casa vencia no final da primeira parte por 2-1, no entanto este era um resultado que poderia virar a qualquer momento e para qualquer dos lados. A jogar em casa o Correlhã é sempre uma equipa muito difícil de bater e o Piães acaba por deixar os três pontos, numa partida em que foram marcados cinco golos, o que é sempre muito agradavel para quem assiste. O Correlhã com estas duas ultimas vitorias ascende á quinta posição e pode aproximar-se ainda mais dos da frente se vencer no domingo o jogo que tem em atraso com o Ancora. Já o Piães mantém a  nona posição em pé de igualdade pontual com o Ancora.

LANHESES—0  COURENSE—2

Parece que o Courense volta a subir de rendimento e deslocou-se ao Lanheses, equipa que ultimamente parece vir a subir de rendimento, mas que nesta partida não conseguiu superar o Courense, que já liderou este campeonato. O jogo acabou por ser resolvido no segundo tempo. Com esta derrota caseira, o Lanheses mantém a posição na tabela, já que as quatro equipas que lhe estão acima, todas elas perderam. Já o Courense continua a ser oitavo, mas agora deixa a companhia do Ancora e Piães, que perderam os seus jogos. O Courense  pode subir á sexta posição e igualar o Correlhã, caso vença a partida que tem em atraso com o Fachense e que se joga no domingo.

ATLÉTICO DOS ARCOS–3   MELGACENSE—0

O Atletico a jogar em casa não é nada fácil de bater, o Melgacense á procura de somar pontos, tinha pela frente um osso muito duro de roer e tal veio a confirmar-se, no entanto Atlético teve que se aplicar, até a intervalo vencia pela margem mínima. Na segunda parte a equipa da casa superiorizou-se a acabou com um resultado confortavel de três sem resposta. O Atlético ao somar mais três pontos, mantém-se na terceira posição, o Melgacense mantém a décima segunda posição, já que as equipas que o rodeiam, também perderam.

PONTE DA BARCA—1   ANCORA PRAIA–0

Jogo realizado no campo do Ancora, referia-se ao facto do Ancora quando tinha o seu campo em obras, ter trocado a realização dos jogos, para fora de portas. Aqui encontravam-se uma equipa que se assume como candidata á subida, com um treinador com muita experiência em fazer subir equipas e profundo conhecedor do futebol da região e acima de tudo um homem do futebol com uma carreira invejável, tanto como jogador em campeonatos distritais e nacionais, como na função de treinador. O Ponte da Barca sabia que se tinha que aplicar a fundo para levar a melhor sobre o Ancora que ainda não sabia o que é perder desde que regressou ao seu campo e depois da colocação de um novo tapete, até porque ali haviam sido derrotadas algumas das melhores equipas deste campeonato, inclusive o líder da prova. Foi uma partida em que o Ponte da Barca esteve por cima do jogo, foi a melhor equipa em campo e foi que criou mais oportunidades para marcar, enquanto que os donos da casa apenas conseguiram uma oportunidade de fazer o golo. O Ponte da Barca teve a primeira oportunidade para marcar aos 25 minutos, numa jogada na área do Ancora, há um primeiro remate para uma defesa de recurso de Gui que na recarga corresponde com outra defesa. O Barca marca  aos 35 minutos e o Ancora volta a sofrer de canto, é que muitos dos golos sofridos pelo Ancora acontecem de bola parada mais concretamente através de cantos. Desta foi um canto apontado do lado direito, a bola é colocada na area e Zé Nando surge a cabecear para o fundo da baliza de Gui. Aos 44 minutos, voltou a ser o Barca a ter mais uma boa oportunidade de chegar ao segundo, num grande remate de Cláudio Dantas, para uma nova defesa do guarda redes da casa. O intervalo chegou com o Barca a vencer pela margem mínima, que se justificava plenamente, pois o Ancora não conseguiu apoquentar uma única vez a baliza de  Nuno Duarte. Na segunda parte, voltou a ser o Barca a dominar a partida e a única oportunidade de golo criada pelos donos da casa apareceu ao minuto 30 num canto, em que a bola cai na área e Fábio a rematar para uma enorme defesa de Nuno Duarte. Desta vez o Ancora, sem Natan por castigo, não conseguiu aquilo que tem demonstrado em outros jogos, muito porque o Ponte da Barca mostrou-se sempre superior, com a lição bem estudada e não é por acaso que se assume como candidato á subida. O Barca é segundo a três pontos do Castelense, volta a jogar daqui a quinze dias, com a paragem do campeonato, já o Ancora mantém a nona posição mas pode deixar a companhia do Piães, com quem vai jogar para acerto de calendário no próximo domingo. No computo geral a vitoria assenta bem ao Ponte da Barca, já que foi a melhor equipa, embora o resultado pudesse ter sido com pelo menos mais um golo.

Refira-se que nesta partida houveram 68 lançamento de linha lateral, sendo 30 para o Ancora e 38 para o Barca, sete cantos para o Ancora e quatro para o Ponte da Barca. No entanto esta derrota da equipa da casa pela margem mínima, se fica a dever ao querer dos jogadores, que uma vez mais mostraram a sua raça e nunca deram o jogo por perdido. Certamente que esta derrota  não terá sido desmoralizadora, visto que do outro lado estava um Ponte da Barca que dispensa apresentações.

.

FACHENSE—1   CARDIELENSE—3

O Fachense depois da era Pisco Lisboa, voltou a não conseguir somar pontos, desta vez recebia o Cardielense, que parece ter ultrapassado um momento menos bom que atravessou e que fez a equipa se atrasar na tabela, o Fachense continua na penúltima posição com 15 pontos, longe da despromoção, mas que quer mais. Já o Cardielense é quarto, mas só a dois pontos da segunda posição e na próxima jornada, recebe o Atlético dos Arcos.

VALENCIANO—2   CASTELENSE—4

Quando se marcam sete golos numa partida e quando são duas das melhores equipas deste campeonato a se encontrarem, só pode ter acontecido um bom espectáculo de futebol. A partida tinha duas características diferentes, primeiro os donos da casa vinham de duas derrotas seguidas e queriam dar a volta a dois resultados negativos, depois o Castelense que lidera o campeonato, queria manter-se na frente. Mas foram os visitantes que primeiro se adiantaram no marcador, mas sempre com uma reação dos donos da casa. Na ida para intervalo o Castelense vencia por 2-3, mas tudo estava em aberto para o segundo tempo. Aqui os golos voltaram a surgir, mas um para cada lado e assim sendo, os três pontos foram para os visitantes que assim continuam na frente do campeonato. Para a próxima jornada o Valenciano tem mais um osso duro de roer, pois vai a Coura, enquanto que o Castelense recebe o Ponte da Barca, numa partida que pode mexer com a tabela classificativa.

.
DEOCRISTE—-0, CERVEIRA—4
CORRELHÃ —-3 VIT PIÃES—-2
LANHESES—-0 COURENSE–2
ATL ARCOS —3 MELGACENSE-0
P.BARCA ——-1 ANCORA—–0
FACHENSE —-1- CARDIELENSE-3
VALENCIANO- 3 CASTELENSE-4
Folga–Arcozelo
————CLASSIFICAÇÃO———-
.
1—CASTELENSE—–40
2—P. DA BARCA—–37
3—ATLE.  ARCOS—36
4—CARDIELENSE—35
5—CORRELH×—-31
6—VALENCIANO–30
7—CERVEIRA——30
8—COUTENSE——28
9—ANCORA———25
10–VIT.PIÃES——-25
11–ARCOZELO——20
12–MELGACENSE–17
13–LANHESES——17
14–FACHENSE——15
15–DEOCRISTE—–1
Na segunda divisão, marcaram-se 33 golos, os donos da casa marcaram 18 e os visitantes marcaram 15. Destacam-se a vitoria do Chafé em Perre por 0-2 o que faz com que a equipa esteja na quinta posição mas sete pontos do segundo lugar e entrou na corrida por um lugar na subida, o Perre mantém a décima segunda posição. Destaca-se o primeiro ponto conseguido em 21 jogos do Anais e não foi frente a um qualquer, foi precisamente frente ao Campos nono classificado e que ainda estava na corrida, o Anais é ultimo classificado e este empate, pode vir a ser motivador para os jogos que se seguem, até porque na próxima jornada desloca-se a Lanhelas.
No estádio José de Matos o Vianense b, recebia o Lanhelas, duas equipas que lutam pela subida de divisão. O Vianense voltou a tropeçar em casa, ao intervalo o Lanhelas já vencia por uma bola a zero, o Vianense não conseguiu chegar aos golos e assim perde em casa, cai da sexta para a oitava posição e foi ultrapassado pelo Lanhelas e Torreenses. O Vianense matematicamente ainda está na corrida, mas as coisas começam a ficar mais complicadas. O Lanhelas com esta vitoria, sobe uma posição e continua na luta.
Em Vila Franca a equipa da casa recebeu o Torreenses, aqui o favoritismo pendia para os visitantes pela posição quer ocupam na tabela e é uma equipa que tem o objetivo de regressar ao escalão maior do futebol distrital. Acabou por ser uma vitoria folgada, mesmo tendo em conta que a partida foi em Vila Franca, onde não é fácil pontuar. O Torreenses, mantém-se na corrida, já o Vila Franca é décimo primeiro, está a fazer um campeonato acima do que aconteceu na época passada e promete chegar ainda mais alto.
O Neves a jogar em casa, viu fugir os três pontos para o Vila Fria, décimo classificado. O Neves na terceira posição, parecia ter o favoritismo da partida, pela posição que ocupa na tabela e também por jogar em casa. Para o Neves é um passa atrás nos seus objetivos, que embora mantenha a  terceira posição, mas agora com a companhia do ADECAS e surpreendentemente o Chafé. Já o Vila Fria, sobe uma posição e iguala o Campos na nona posição. O Neves tem na próxima jornada uma partida de grau de dificuldade acrescida, já que se desloca ao Torreenses, duas equipas na luta pela subida.
O ADECAS, parece ter sido surpreendido em casa pelo Paçô décimo terceiro classificado, que até foi quem primeiro se adiantou no marcador. O ADECAS então  quarto classificado, perdeu a possibilidade de se isolar na terceira posição, no entanto nem tudo foi mau, pois iguala o Neves no terceiro lugar. O Paçô mantém-se na décima terceira posição.
O líder Távora, recebeu o Ilustre Caminha, que voltou a sofrer mais uma derrota de certa maneira pesada, sofre cinco, mas ainda consegue o seu tento de honra. Esta era uma partida em que o favoritismo ia direitinho para a equipa que lidera o campeonato.
O Raianos segundo classificado recebeu o Cabaços décimo quinto e tal como lhe competia vence a partida por quatro sem resposta e por tal está tudo esclarecido, o Raianos foi a melhor equipa em campo.
O Anha bateu o Darquense e sobe uma posição na tabela, ao intervalo a equipa da casa vencia por 2-1 e por tal tudo estava em aberto para o segundo tempo, mas haviam de ser os donos da casa que mais ativos estiveram a atacar e acabam por vencer confortavelmente por 4-1. Refira-se que o Darquense em quase todos os jogos marca, muitas vezes não o suficiente para conseguir pontos, mas dá a impressão que a equipa está a encontrar-se
.
SEGUNDA DIVISÃO JORNADA–21
PERRE ——-0 CHAFÉ——2
ANAIS——-2 CAMPOS—-2
VIANENSE– –0 LANHELAS–2
VILA FRANCA-1 TORREENSES–4
NEVES ——–1 VILA FRIA—-2
ADECAS —– 1 PAÇÔ———1
TAVORA——5 ILUSTRE—–1
RAIANOS—-4 CABAÇOS—-0
ANHA ——-4 DARQUENSE-1
—————-CLASSIFICAÇÃO——–
.
1—TAVORA———49
2—RAIANOS——-49
3—ADECAS———42
4—NEVES———–42
5—CHAFÉ———–42
6—TORREENSES—41
7—LANHELAS——40
8—VIANENSE-b—38
9—VILA FRIA——37
10–CAMPOS——–37
11–VILA FRANCA–35
12–ANHA———–19
13–PAÇÔ————17
14–PERRE———–16
15–CABAÇOS——12
16–DARQUENSE–11
17–ILUSTRE CAM-10
18–ANAIS———-1
CAMPEONATO DE PORTUGAL
S.MARTINHO—-2- VIANENSE—0
VILAVERDENSE –1 MONÇÃO—1
CAMACHA ——- 2 LIMIANOS–2.

Esta jornada terminou com empates para duas equipas do distrito e uma derrota para a outra, tendo em conta que todas atuaram fora de portas. Os empates acabam por não ser um mau resultado, mas a derrota do Vianense foi, provavelmente, a que mais marcas deixou, uma vez que a equipa tinha aqui uma boa oportunidade de vencer e chegar à frente na tabela. Ainda assim, o S. Martinho tem vindo a realizar um bom campeonato e a alcançar resultados positivos, pelo que esta partida nunca se perspetivava fácil.

O Monção, por sua vez, conseguiu conquistar um ponto em Vila Verde, que pode revelar-se insuficiente para os seus objetivos, mas também pode ser sinal de uma possível recuperação dos monçanenses nesta fase do campeonato. A tarefa não se afigura simples, até porque faltam apenas nove jornadas e a distância para a primeira equipa acima da linha de água é de 12 pontos, embora tudo continue em aberto.

Já o Limianos, ao empatar na Camacha, mantém a segunda posição, mas vê agora o S. Martinho aproximar-se, ficando a apenas três pontos de distância. Com muito ainda por decidir, a luta prossegue, numa fase em que as contas começam a ser feitas com lápis e papel.