5 de Maio, 2024

FUTEBOL DISTRITAL

Written by on 5 de Maio, 2024

5 de Maio, 2024

FUTEBOL DISTRITAL
Este fim de semana as atenções do futebol distrital, estavam centradas em duas frentes, primeiro saber que seriam os finalistas ta Taça e segundo saber quem seria o terceiro classificado  da segunda divisão e depois para cumprir calendário, haviam dois jogos antecipados da ultima jornada da primeira divisão. Depois de uma madrugada e manhã muito chuvosa, a tarde veio a melhorar e assim ainda fez com que os adeptos viessem a marcar presença em vários dos campos onde haviam jogos de final de época.
TAÇA DA A F DE VIANA
As meias de final da taça, colocava jogos em Valença e Castelo de Neiva, e as previsões apontavam para o dérbi do Vale do Minho, como o mais  equilibrado, mas com o Monção a querer a taça, depois de ter perdido o campeonato. Sabia-se que o Valenciano é uma equipa  forte e organizada e que a jogar em casa, poderia ter alguma vantagem sobre o segundo classificado do campeonato. Acabou por ser uma primeira parte equilibrada e sem golos, mas estes viriam a aparecer no segundo tempo e foi precisamente o Batista que fez o primeiro da tarde. Trata-e de um jogador que tem sido influente no equipa Monçanense nas ultimas épocas e que abriu o caminho para uma vitoria que acabou por ser folgada para o Monção. Assim os Monçanenses deixam o Valenciano pelo caminho e caminham agora para o estádio Morber, para o tira teimas com o Atlético dos Arcos, na final do dia 19. Mesmo que vença a taça, o Monção não salva a época, dado os objetivos com que para esta partiu, mas é o salvar a honra do convento.
No outro jogo em Castelo de Neiva, as previsões mais optimistas apontavam para uma vitoria do campeão, mas as previsões muitas das vezes não se confirmam e foi aquilo que veio a suceder no Beira Mar, pois o Castelense foi o primeiro a abrir o marcador, fez com que em grande parte do jogo o Atlético andasse atrás do resultado e o remate só viria a surgir no segundo tempo. Mas até final dos 90 minutos, nem um nem outro conseguiu desempatar e por tal, houve a necessidade de se partir para o prolongamento e nem mesmo assim houve golos. Foi necessário ocorrer á marcação das grandes penalidades e aqui ganha sempre, aquele que menos falhar e quem menos falhou, foram os campeões, mas mesmo assim tiveram que marcar 11 grandes penalidades, porque o Castelense marcou 10. Como vulgarmente se diz, foi a lotaria dos penáltis e assim o Castelense fica de fora da final e o Atlético dos Arcos, vai-se encontrar no dia 19  em Caminha, com o Monção, numa final que se prevê intensa, com duas equipas que tudo farão para levar a taça. Refira-se que a escolha do campo para esta final, parece ter sido a melhor, dado as condições que oferece este campo, que já anteriormente recebeu idênticas finais, pena é que Caminha não possua uma equipa sénior a utilizar aquele excelente estádio, muito embora tenha em atividade a formação. Agora todos os caminhos vão dar no dia 19 ao estádio Morber, onde certamente vai acontecer um grande espetaculo e acima de tudo, será um jogo onde os olheiros vão estar atentos.
———————-PRIMEIRA DIVISÃO———-
No campeonato da primeira, este está a finalizar a conta gotas, no assado fim de semana aconteceram dois jogos, este fim de semana mais outros dois e agora fica para o próximo fim de semana a decisão final de quem vai descer de divisão. Também não se compreende, porque não se realizaram os jogos da ultima jornada no passado fim de semana e assim o campeonato que foi longo, terminava em Abril com tudo decidido e apenas ficava a taça por resolver. Nos dois jogos desta semana, o Cardielense despedia-se do campeonato em caso, recebendo o já despromovido Neves e venceu facilmente por 5-0. O Cardielense consegue no seu historial uma honrosa terceira posição no campeonato, deixando para trás algumas das fortes equipas deste distrital.
O outro jogo, igualmente para cumprir calendário, acontecia em Ponte da Barca, onde a equipa local recebia o Deocriste, equipa que a época transacto veio da segunda divisão e que cedo garantiu a permanecia. Foi precisamente o Deocriste o primeiro a marcar, o que fez o Ponte da Barca andar grande parte do jogo atrás do resultado, mas na segunda parte lá conseguiu o golo do empate, mas daqui não saiu. Assim foram repartidos os pontos e agora é tempo de descanso e pensar na próxima época. No próximo fim de semana, as atenções estão viradas para quem vai acompanhar o Neves na descida de divisão e aqui há jogos de destaque como o Melgacense, Távora e o Lanheses, Cerveira, pois entre Lanheses, Távora e Melgacense, um deles vai acompanhar o Neves na descida de divisão.
—————SEGUNDA DIVISÃO————–
Na segunda jogou-se a penúltima jornada, com goleadas, onde se marcaram 38 golos, o que para tal muito contribuiu o ADECAS que marcou 8, o Raianos que marcou 6, o Arcozelo, com 5 o Campos o Condor que marcaram 4 e o empate de Vila Fria, Vila Franca que rendeu 6 golos. Foi uma jornada que sagrou o Arcozelo campeão e o Vila Fria que folga na ultima jornada, mas que já havia garantido a segunda posição.  O Raianos goleou o Anha, é nono classificado e daqui não vai sair, foi uma equipa que teve altos e baixos no campeonato, começou bem teve uma quebra e ressurgiu já na reta final, com uma serie de bons resultados perante algumas das mais fortes equipas e com outras pretensões. Esta posição, certamente que fica aquém dos objetivos para esta época. O Arcozelo, sabendo que ganhando frente ao Lanhelas iria fazer a festa, até porque o Vila Fria havia perdido pontos nesta jornada. Acabou por ser uma vitoria fácil, perante um adversário que por norma marca golos, mas que desta vez, parece que os campeões não deram facilidades. O Lanhelas que para a próxima época deve pensar em outros voos, pois já garantiu alguns jogadores de qualidade que esta época disputaram a primeira divisão. Vila Fria e Vila Franca encontravam-se nesta jornada numa partida com muitos golos, mas que o resultado não iria trazer novidades na classificação, pois o Vila Fria tinha já garantido a segunda posição e o Arcozelo a jogar em casa e com o Lanhelas, não iria facilitar. Já o Perre, recebia o Campos, que havia deixado cair por terra o seu objetivo, fez o que lhe competia e venceu assim com 4 golos o ultimo classificado. Já em Paçô o Condor que ainda está na corrida pelo terceiro lugar, conseguiu uma vitoria folgada, que ainda o faz sonhar com a subida que lhe foje há três épocas, muito embora não dependa apenas de si.
O Barroselas venceu em casa o Anais pela margem mínima e ainda sonha, mesmo não dependendo apenas de si. Esta equipa do Barroselas, começou o campeonato cá por baixo, não se deu a importância que merece e aos poucos e á semelhança do Raianos, foi aparecendo no campeonato e já na sua reta final foi subindo na classificação e até á ultima jornada tem aberta a possibilidade de chegar á terceira posição, até porque  na ultima jornada vai a Darque. O terceiro classificado ADECAS, recebia o Darquense e foram favas contadas, a superioridade dos donos da casa veio ao de cima e goleou, dando um passo importante para os seus objetivos, tendo em conta que na ultima jornada, vai ao Condor. Em S. Pedro da Torre, o Torreenses, disse adeus á possibilidade de chegar ao terceiro lugar, pois ao empatar a zero com o Fachense, ficou definitivamente fora da corrida e deitando por terra os seus objetivos, que terão ficado traçados não aqui, mas sim na derrota frente ao Raianos. Na próxima jornada as atenções vão ficar centradas no Condor–ADECAS e Darquense—Barroselas.
—————–CAMPEONATO DE PORTUGAL———-
No campeonato de Portugal, fase de subida, o Limianos é líder isolado ao vencer este domingo o Pevidem por 2-1, numa partida nada fácil, onde os Limianos chegaram ao 2-0 e pareciam controlar o jogo, no entanto no segundo tempo o Pevidem faz o 2-1 e parece que a equipa se  incentivou para chegar pelo menos á igualdade, cresceu no jogo, mas os donos da casa tentaram sempre sair em contra ataque no intuito de surpreender a defesa vimaranense e assim matar o jogo. A parte final foi de muita pressão por parte dos visitantes, o arbitro deu 9 minutos de compensação e a pressão do Pevidem foi maior e o Limanos teve que recuar linhas para evitar o empate.  A partida veio a finalizar com a vitoria do Limianos e o Pevidem fica com esta derrota fora da corrida. Já o Amarante, foi vencer a S. João de Ver e iguala este na segunda posição. Na próxima jornada o Limianos vai ao S. João de Ver. O LimanOs vai bem lançado nesta fase e pretende imitar aquilo que o Vianense fez a época passada.
LIMIANOS——–2   PEVIDEM—1
S. JOÃO DE VER– 0  AMARANTE–1
——————–CLASSIFICAÇÃO———-
1—LIMIANOS——–7
2—AMARANTE——-4
3—S. JOÃO DE VER–4
4—PEVIDEM———-1
————————————————
TAÇA AF VIANA MEIAS DE FINAL
VALENCIANO –0  MONÇÃO—3
CASTELENSE—1    ATLE. DOS ARCOS–1 –10-11 nas GP
PRIMEIRA DIVISÃO ULTIMA JORNADA jogos antecipados da ultima jornada
CARDIELENSE—–5   NEVES–0
PONTE DA BARCA-1   DEOCRISTE–1
SEGUNDA DIVISÃO.
RAIANOS—–6    ANHA—1
ARCOZELO—-5    LANHELAS–0
PERRE———0     CAMPOS—4
PAÇÔ———-0     CONDOR—4
BARROSELAS–2   ANAIS—1
ADECAS——–8    DARQUENSE—1
TORREENSES–0   FACHENSE–0
VILA FRIA—–3    VILA FRANCA–3
————CLASSIFICAÇÃO———–
1—ARCOZELO———75
2—VILA FRIA———71
3—ADECAS————64
4—BARROSELAS——61
5—CONDOR———– 61
6—TORREENSES——59
7—CAMPOS————57
8—FACHENSE———53
9—RAIANOS———-48
10–VILA FRANCA—–48
11–CHAFÉ————–43
12–ANAIS————-23
13–LANHELAS——–23
14–PAÇÔ————– 19
15–DARQUENSE——15
16–ANHA————–14
17–PERRE————– 9
—————————————-