30 de Setembro, 2024

Numa ação promovida pela camara de Viana do Castelo, foi apresentado aos empresários do Conselho Empresarial Estratégico de Viana do Castelo, o projeto Viana STARTS.

Written by on 30 de Setembro, 2024

30 de Setembro, 2024

Numa ação promovida pela camara de Viana do Castelo, foi apresentado aos empresários do Conselho Empresarial Estratégico de Viana do Castelo, o projeto Viana STARTS. Durante a reunião, foi apresentado o projeto de reconversão do antigo Matadouro Municipal no futuro Viana STARTS, cuja obra se encontra em concurso público até 16 de outubro. Este projeto assenta no conceito S+T+ARTS (Ciência, Tecnologia e Artes), que defende que a combinação da ciência e da tecnologia com uma perspetiva artística oferece novas oportunidades para a investigação e os negócios, através de uma abordagem inovadora e centrada nas pessoas. O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, destacou a importância do projeto, afirmando que, para além de colocar Viana do Castelo no mapa europeu, o Viana STARTS promoverá o território a nível mundial. “Mais do que requalificar um espaço que esteve desativado durante 34 anos, vamos afirmar-nos globalmente através da união de três áreas com um elevado grau de inovação”, sublinhou Luís Nobre. A obra utilizará soluções de eficiência energética e hídrica, com baixo teor de carbono e economia circular, sendo a adjudicação prevista para dezembro deste ano e o início dos trabalhos para janeiro de 2025, com conclusão esperada para fevereiro de 2026.

O projeto, num investimento de seis milhões de euros, conta com um financiamento de cerca de cinco milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).