7 de Fevereiro, 2025
O concelho de Caminha, fica de fora da zona de implantação de eólicas offshore alcançada com o Plano de Afetação para as Energias Renováveis Offshore.
Written by Jose Silva on 7 de Fevereiro, 2025
7 de Fevereiro, 2025
O concelho de Caminha, fica de fora da zona de implantação de eólicas offshore alcançada com o Plano de Afetação para as Energias Renováveis Offshore. Para Rui Lages o autarca Caminhense, considera ser uma vitoria para o concelho o excluir a área geográfica do concelho da implantação de eólicas,reagindo assim ao Plano de Afetação para as Energias Renováveis Offshore, agora publicado em Diário da República e que reduziu a área norte e eliminou a área sul de Viana do Castelo.
De acordo com a informação disponibilizada no PAER publicado no DR, “o vértice mais a Norte” para implementação de energia eólica offshore “não entra na área geográfica territorial do concelho de Caminha”, ficando ainda dentro do concelho de Viana do Castelo. Rui Lages diz que esta vitória é fruto de muitas reuniões de trabalho com a associação de pescadores de Caminha e de Vila Praia de Âncora, com a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos e com a comissão de acompanhamento do PAER”, observou o presidente da Câmara de Caminha, no distrito de Viana do Castelo.