2 de Abril, 2024
Em 2023, a reciclagem cresceu 9%, segundo dá a conhecer a Resulima, responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos nos seis municípios do Vale do Lima e Baixo Cávado, que registou em 2023 um forte aumento na recolha seletiva de embalagens (de plástico, metal, papel, cartão e vidro), crescimento este de 9% face a 2022. Este crescimento traduziu-se na recolha de mais de 18.850 toneladas de papel/cartão, plástico/metal e vidro. A maior participação por parte dos cidadãos e o investimento, ao longo dos últimos anos, em viaturas,
contentores, instalações e educação ambiental, tem permitido à Resulima aumentar a quantidade de material enviado para reciclar.
De destacar que nos municípios de Arcos de Valdevez, Barcelos, Esposende, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo, foi feito um reforço na contentorização, bem como nos recursos humanos afetos à recolha seletiva. Tratam-se de investimentos, realizados nos últimos anos e integrados na candidatura financiada pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR). O aumento da recolha seletiva de embalagens, que resulta no crescimento da reciclagem, é o resultado da sua evolução positiva.
FOTO—RESULIMA
2-04-24